A vitamina do Sol

Todos já ouvimos falar da Vitamina D e da sua importância. Sabemos que está relacionada com o sol e que no inverno podemos sofrer de carências. Mas de que se trata mesmo? E como podemos conciliar esta necessidade com os cuidados a ter com o sol?

Como na maior parte da vida, a resposta é: moderação. De facto, a Vitamina D é um composto sintetizado pelo nosso corpo como reação ao sol. Também pode ser adquirida através de alimentos ou suplementos mas, num país como o nosso, com tantos dias de sol, uma exposição controlada é o método ideal.

Estima-se que, para a maioria das pessoas, passar entre 5 e 10 minutos ao sol sem proteção, algumas vezes por semana, é o suficiente para produzir a quantidade de vitamina D necessária. Ou seja, um curto espaço de tempo basta para manter bons níveis de vitamina D, não havendo necessidade de “torrar ao sol”. Para tudo o resto, recomendamos vivamente um bom protetor solar!

No entanto, é bom lembrar que a vitamina D é um composto frágil e que se deteriora facilmente, pelo que as suas reservas se esgotam com frequência. Afinal, já todos sentimos os efeitos de um inverno mais duro, e a falta de vitamina D surge de imediato. Por isso, é essencial mantermos os nossos níveis através de uma exposição ao sol regular, mas responsável, ou da ingestão de suplementos se assim se justificar. Este é um bom tema para uma conversa rápida com o seu médico sobre a melhor forma de se manter bem, especialmente no inverno, dependendo de onde vive.

Uma quantidade de vitamina D adequada é importante para manter uma série de funções do nosso corpo. A saúde dos ossos e dentes passa por uma boa absorção de cálcio, que só é possível com a intervenção da vitamina D. Para além disso, também o sistema imunitário e o sistema nervoso beneficiam desta substância, bem como a regulação da insulina, a função pulmonar e até a saúde cardiovascular.

Assim, percebemos que é importante vigiar os nossos níveis de vitamina D e manter uma rotina que inclua apanhar alguns raios de sol, sem grandes riscos. Uma prática que faz bem e sabe bem.