Beleza natural

Estamos cada vez mais interessados no ambiente e na nossa saúde. Entendemos que são assuntos que não se podem separar. Por isso, cada vez mais exigimos produtos que cumpram estes dois requisitos: ecológicos e saudáveis. A categoria da beleza não ficou imune a esta tendência e o mercado conta já com várias opções de cosméticos bio. Mas o que são e como são certificados? E que resultados podemos esperar da sua aplicação?

Para obter certificação de cosmético biológico, um produto ou marca tem de responder a vários critérios que passam pela sua produção, pelo da sua embalagem, transporte e até comunicação. Uma marca Bio deve cumprir quatro requisitos:

1) Aumento do uso de produtos de agricultura biológica e respeito pela biodiversidade.
2) Uso responsável de recursos naturais e absoluto respeito pelo ambiente.
3) Uso exclusivo de processos de fabrico que sejam limpos, verdes e em conformidade com as leis laborais, para proteger as pessoas e o ambiente.
4) Integração e desenvolvimento do conceito de “Green Chemistry” (Química Verde).

Os detalhes mudam conforme a entidade que emite o certificado, mas estes parâmetros são bastante consensuais.

Será que um produto biológico pode ser tão eficaz como um de origem artificial? Atualmente, a resposta é sim. O interesse nesta categoria moveu grandes e pequenos laboratórios a aperfeiçoarem cada vez mais as suas fórmulas para disponibilizar às pessoas produtos com grandes resultados. Anteriormente os cosméticos biológicos eram produtos de nicho, hoje são cada vez mais mainstream, com marcas conhecidas do grande público a entrarem neste – negócio.

Isto significa que uma alternativa biológica está cada vez mais acessível: champôs, cremes ou maquilhagem estão agora disponíveis perto de si e a preços medianos. No entanto, pode sempre optar por desenvolver as suas próprias receitas.

O mundo das máscaras faciais é ideal para começar, basta abrir o frigorífico e a despensa e encontrará facilmente tudo de que precisa. Para recuperar de um dia mais desgastante, experimente esta máscara calmante (graças ao mel) e purificante (devido ao ácido láctico presente no iogurte). Completamente à base de ingredientes caseiros!

MÁSCARA DE MEL, IOGURTE E AZEITE

1) Numa taça, coloque 2 colheres de sopa de iogurte, 1 colher de sopa de mel e 1 colher de sobremesa de azeite;
2) misture até ficar homogéneo;
3) aplique sobre a pele limpa e deixe atuar por 10-20 minutos;
4) retire com água tépida.