Fruta para começar bem o dia

Todos sabemos que devemos comer cerca de cinco peças de fruta todos os dias. Mas integrá-las ao longo do dia pode ser um desafio. Partilhamos dicas e sugestões saudáveis para um pequeno-almoço mais colorido e delicioso – só com fruta.

Cada vez que nos informamos sobre as porções indicadas de frutas e vegetais, começam logo as contas. A recomendação oficial é de cerca de cinco porções diárias. Mas o que são porções? Uma maçã é uma porção? E os morangos e as uvas? Quantos formam uma dose? E a nova forma da moda, a fruta seca, também conta? Felizmente é mais fácil gerir estas quantidades do que parece, e a nossa dica favorita é: fruta ao pequeno-almoço!

A fruta, rica em hidratos de carbono, oferece uma combinação de energia disponível rapidamente – os seus açúcares – e outra de absorção mais lenta, graças à fibra. Por isso, apresenta-se como uma forte candidata a estrela das suas manhãs. Além disso, não vamos fingir que muitas vezes ingerir a quantidade certa de fruta e vegetais não é complicado. Almoçamos e jantamos fora de casa, esquecemo-nos de levar a fruta do lanche connosco… e nem sempre nos apetece imenso, esta é a verdade. Por vezes, a fruta parece uma obrigação.

A solução, como muito na vida, passa por um pouco de criatividade e planeamento. Os especialistas em eficiência recomendam-nos tratar dos mandatórios logo de manhã e aqui podemos seguir a mesma filosofia. Consumir fruta logo de manhã é ideal! Uma parte das suas vitaminas está garantida antes da pausa para o almoço.

E é possível fazê-lo de forma prática e saborosa. Sugerimos:

É bom começar o dia a dar ao nosso corpo “bom material” para trabalhar e todos desejamos fazê-lo. Mas, como muitas vezes estamos demasiado ocupados, partilhamos algumas sugestões simples para facilitar as escolhas do seu dia-a-dia.