Super alimentos: Poderes à mesa

Hoje em dia, temos muito presente que a saúde se cuida de dentro para fora e que os bons hábitos começam à mesa. Mas com tanta informação, é fácil perdermo-nos e difícil saber por onde começar. Por isso, vamos partilhar consigo 5 alimentos comuns na nossa gastronomia, mas excecionais devido às suas propriedades nutricionais. Da próxima vez que for às compras, abasteça-se! Acabaram-se as desculpas.

Brócolos
Um talo médio de brócolos contém mais de 100% da dose diária recomendada de vitamina K e quase 200% da dose de vitamina C. Neste vegetal, também encontramos folatos (uma forma de ácido fólico), vitamina A, cálcio, beta carotenos e outros antioxidantes. E claro, fibra! Com todas estas propriedades, os brócolos passaram de horror das cantinas de escola a estrela de jantares em família. Cozinhe-os ao vapor, salteados ou transforme-os numa saborosa e vistosa sopa verde.

Alho
Este tempero clássico português merece mais gratidão! Para além de tornar os nossos pratos típicos deliciosos, o alho é rico em vitamina C e B6, manganésio, selénio (para unhas e cabelos fortes) e outros antioxidantes. Devido a estes nutrientes, o alho tem um papel importante no controlo da hipertensão, doenças cardiovasculares, colesterol e, como parte de uma vida saudável, contribui para baixar o risco de alguns cancros. Para além de que, desde o tempo das nossas avós, ouvimos que é bom para as gripes e constipações. A boa notícia é que parece que há algumas evidências científicas de que as avós tinham razão. Por isso, cozinhe à portuguesa, cozinhe com alho!

Lentilhas
Esta leguminosa já entrou e saiu da nossa culinária algumas vezes, mas achamos que este regresso deve ser para ficar. Muito rica em fibra (cerca de 15 gramas por porção cozinhada), o que contribui claramente para a saúde digestiva, as lentilhas também possuem folato, mais ainda que o rei do ferro, o espinafre. Existem três variedades de lentilhas: pretas, laranja e vermelhas, cada uma com antioxidantes específicos. Por isso, dê cor ao seu prato e experimente-as!

Chá verde
O chá verde é muito rico em polifenóis, um tipo de antioxidante que ajuda a preservar a juventude dos tecidos. E se uma pele bonita é apetecível, um coração jovem muito mais! Especificamente no chá verde encontramos uma grande concentração de catequinas. Como se isto não fosse suficientemente importante, o chá verde ainda nos dá vitamina B, folato, manganésio, potássio, magnésio e cafeína. É um excelente substituto do café e, curiosamente, é tão bom para a saúde da boca e dos dentes como o uso de elixir. Comece o seu dia com uma chávena de chá verde ou atreva-se com a sua versão mais poderosa: o japonês, matcha.

Beterraba
Durante muito tempo, a beterraba era essencialmente uma cor vibrante no prato da salada, muitas vezes ao lado do pouco saudável bitoque. Mas a verdade é que esta raiz é muito mais do que decoração, é uma boa fonte de ferro e folato, nitratos, magnésio e múltiplos antioxidantes. Todas estas propriedades associam-na à prevenção da tensão alta, da demência e a uma melhoria na performance física. Está na hora de olhar para a beterraba com a importância que merece: estrela de sopas, saladas, molhos e sumos. Dê um tom mais púrpura às suas refeições!