O papel é um excelente material para servir de sementeira. Na hora de germinar as nossas plantas, o caixote azul da reciclagem é um excelente ponto de partida.
Vegetais, ervas aromáticas, tubérculos, raízes, plantas ornamentais… Se nasce a partir de uma semente, podemos germiná-las em casa, até que seja altura de as colocar no solo. E em vez das tradicionais bandejas de plástico que encontramos nos centros de jardinagem, que tal dar nova vida aos papéis que colocámos de lado para a reciclagem?
Nada melhor que um material biodegradável, de origem natural, para usarmos como sementeira. Na altura de plantar, em vez de termos de mover uma planta pequena e vulnerável para um vaso maior ou para um canteiro no jardim ou na horta, podemos, simplesmente, colocar o nosso vasinho diretamente no solo.
Tubos de papel higiénico ou de papel de cozinha
Os tubos de cartão no centro dos rolos de papel higiénico ou de papel de cozinha podem ser cortados para formar pequenos vasos de mudas.
A maneira mais fácil é, simplesmente, cortar pela altura que desejamos, deixando o fundo aberto, encaixar os tubos numa bandeja, bem juntos uns aos outros, e colocar a terra e as sementes. Outra forma é cortar várias fendas verticais na parte de baixo dos tubos, dobrando, depois, as abas daí resultantes, para formar o fundo dos vasos – leva mais tempo e exige mais paciência, mas assim garante que a terra não derrama quando pegar neles.
Vasos de jornal
Basta enrolar algumas folhas de jornal dobradas à volta de um pequeno frasco ou copo (que serve de molde), colando o fundo com um pouco de “cola” de água e farinha. Ou dobrar o papel num formato de recipiente quadrado, colando as pontas (ou sem cola, se tiver jeito para o origami).
Caixa de ovos
As caixas de papelão para ovos têm a vantagem de já terem o formato certo, podendo ser utilizadas diretamente para meia dúzia ou uma dúzia de mudas, e só depois cortadas, na altura de plantar cada uma no jardim ou na horta.
Tabuleiros para os vasos
Manter a água e a terra contidas, sem sujar a bancada ou o parapeito onde os vasos de mudas vão ficar, e, mais importante, sem escorrer para o chão, é uma tarefa que exige um tabuleiro. E, uma vez que estamos em modo de reutilização de papel, esta é mais uma oportunidade para recorrer a este versátil material.
Se costuma comprar, por exemplo, enlatados em quantidades maiores (se tiver um animal de estimação, sabe bem do que falamos!), é comum que venham em pequenas paletes de cartão, que pode guardar para estas ocasiões. Se não, pode pedir nas lojas – em mercearias ou supermercados, é costume terem deste tipo de embalagens num canto, junto com caixas mais pequenas, para que as pessoas possam utilizar para carregar as compras. Nestes casos, precisam de um reforço, com mais cartão, ou com papel de jornal, para que resistam à humidade.
Se tiver acesso a caixas de papelão realmente grossas, como, por exemplo, aquelas onde as bananas são transportadas, pode “apará-las” para formar tabuleiros, tanto na parte superior como na inferior. Estas são grossas o suficiente para resistirem à rega frequente sem se desmancharem.