E se o nevoeiro puder regar novas florestas?

16 de Janeiro 2025

Usar a água da atmosfera para irrigar jovens árvores em territórios degradados é a ideia base do projeto Life Nieblas. Coletores de nevoeiro capturam as gotas da humidade e permitem uma reflorestação mais eficiente.

A ideia é simples: transformar a humidade da neblina ou do nevoeiro em água, para promover a reflorestação de territórios em risco de desertificação. O projeto Life Nieblas foi lançado em julho de 2020, com o objetivo de recuperar, em Portugal e Espanha, diferentes ambientes florestais degradados. O grande objetivo é contribuir para mitigar os efeitos das alterações climáticas, apoiando a reflorestação e a conservação da biodiversidade. Um dos métodos usados passa pela instalação de coletores de nevoeiro – infraestruturas metálicas que captam a humidade atmosférica, direcionando-a para a irrigação de novas plantas, nas áreas que se pretende reabilitar.

Com fundos da União Europeia e coordenado pela GESPLAN, empresa pública espanhola de planeamento do território e gestão ambiental, este projeto começou na ilha da Gran Canária, com a instalação dos primeiros coletores de nevoeiro em abril de 2021. Com ventos alísios que transportam a humidade do Atlântico, num regime de nevoeiro quase constante, a Gran Canária acabou por ser o laboratório ideal para testar esta solução inovadora de captação de água. Um ano depois, em 2022, foram instalados os primeiros coletores em Portugal, através de um dos parceiros do Life Nieblas, a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões. As duas áreas de intervenção em território nacional situam-se em Carregal do Sal e em Vouzela, esta última numa área florestal pertencente ao Parque Natural Vouga-Caramulo.

Como funciona um coletor de nevoeiro?

Apesar da designação destes dispositivos, não é imperativo que haja nevoeiro para que façam o seu trabalho, basta a existência de humidade atmosférica. Pela ação do vento, esta transforma-se em microgotículas de água, que ficam retidas nas redes mosquiteiras instaladas nos coletores. À medida que as gotículas ganham volume, vão caindo para a base da infraestrutura, onde existe um depósito para a água, que irá depois ser usada para regar as novas árvores.

No caso de Vouzela, a reflorestação está a ser feita com sobreiro (Quercus suber), loureiro (Laurus nobilis), carvalho-roble (Quercus robur) e carvalho-negral (Quercus pyrenaica). Numa encosta de quatro hectares, as novas plantas estão distribuídas por vários setores de plantação, que obedecem a diferentes metodologias. Estão a ser usados, simultaneamente, outros tipos de coletores para a captação de água, e também a rega tradicional, o que permitirá uma comparação de resultados.

Os casulos que ajudam à sobrevivência das espécies

Além dos coletores de nevoeiro, o projeto Life Nieblas apresentou outro sistema inovador que pode contribuir para resultados ainda melhores nos esforços de reflorestação. Foi chamado de Cocoon (casulo, na tradução literal) e é uma espécie de bacia biodegradável, feita de papelão. Funciona como um reservatório para cada planta, sendo abastecido com a água captada através dos coletores de nevoeiro. Enterrados junto às raízes das plantas, estes casulos têm o objetivo de apoiar as árvores durante a fase inicial do seu crescimento, o período mais crítico para a sobrevivência.

Segundo um relatório do projeto, a taxa de sobrevivência das espécies plantadas chega quase aos 90% quando os coletores e os casulos são usados em conjunto. Pelo sistema da reflorestação tradicional, e com a rega à mangueira, essa taxa desce para 43%.

O coletor de nevoeiro Life Nieblas, defendem os investigadores envolvidos no projeto, “pode ser um protótipo fiável a aplicar em qualquer setor socioeconómico, contribuindo direta e indiretamente para a atenuação das alterações climáticas”. Numa altura em que se torna urgente aproveitar cada gota de água, poder coletá-la da atmosfera, como fazem naturalmente as árvores, surge como uma solução a replicar – seja para fazer nascer mais floresta, seja para outros fins.

O coletor de nevoeiro permite uma recolha de água extremamente simples, conduzindo a uma reflorestação mais eficiente.