O teletrabalho parece ser a nova realidade, mas é uma realidade para a qual não estávamos preparados. Por isso, existem algumas adaptações necessárias para trabalhar a partir de casa de forma saudável e produtiva, sem esquecer o bem-estar do  Planeta.

O regime de teletrabalho apresenta novos desafios. O pijama, o sofá e aquele episódio da série que queria mesmo ver podem intrometer-se entre as horas de trabalho, devido a uma certa sensação de relaxamento que o facto de estar em casa provoca.

No entanto, existem algumas mudanças que podem ser feitas no dia-a-dia para trabalhar a partir de casa de forma saudável e produtiva.

O primeiro passo é adaptar-se às novas rotinas. A questão dos horários é especialmente importante, sendo necessário definir horas de trabalho e horas de lazer concretas. O despertador deve tocar todos os dias à mesma hora, o que ajuda a manter o ritmo circadiano – o relógio interno do organismo. Comece o dia a escolher o que vai vestir: arranjar-se tal como se fosse para o escritório ajuda a manter o foco. O pijama, claro está, deve ficar apenas para quando for dormir.

Idealmente, o seu escritório em casa deve ser num local que lhe permita trabalhar sem distrações, mas com vista para o exterior. A secretária deve estar perto da janela, para poder aproveitar as pequenas pausas para contemplar a natureza que tem por perto, sejam as árvores no jardim da praceta, os pássaros que cirandam entre os prédios ou aqueles que escolheram a sua varanda para fazer ninho. Além disso, se trabalhar perto de uma janela vai sentir menos necessidade de acender as luzes e vai poupar energia – uma escolha amiga do ambiente e da conta da eletricidade.

Aproveite o tempo em casa para cuidar ainda melhor das suas plantas. Coloque-as perto de si, na divisão que escolheu como escritório, uma vez que ter plantas no local de trabalho está associado a níveis elevados de produtividade e felicidade, segundo um estudo da Universidade de Exeter, em Inglaterra.

Enquanto trabalha, coloque uma “música” de fundo. Os sons da natureza e da água são conhecidos pelas suas características relaxantes e podem ajudar a aliviar os sintomas de stress causados pelo confinamento forçado e por todos os elementos extra, como o facto de ter de gerir as crianças e o trabalho em simultâneo.

Ao longo do dia, dedique algum tempo a si e não se esqueça de comer bem, optando por alimentos saudáveis e refeições mais leves, uma vez que, ao estar em casa, os gastos energéticos são inferiores aos que ocorreriam com caminhadas e deslocações para o local de trabalho.

Ao fim do dia faça alguns alongamentos ou até uma aula de ginásio online.

Sempre que possível, cumpra as oito horas de sono por noite recomendadas pela Organização Mundial da Saúde. Dormir bem impacta significativamente o bem-estar geral das pessoas, bem como a sua saúde física e mental.

Todas as espécies que habitam o nosso planeta vão mantendo as rotinas nos seus habitats, ultrapassando adversidades e mudanças. Aproveite as alterações em seu favor e pense que todos os dias são uma oportunidade.