Os benefícios de ter plantas em casa têm vindo a ser altamente estudados pela ciência moderna. Se nos focarmos na qualidade do ar que respiramos, podemos anunciar, à partida, o papel essencial das plantas no que toca à sua capacidade de purificação.

Algumas são usadas também para travar problemas de saúde, como é o caso da ansiedade e do stress, respostas físicas e psicológicas do organismo a algum tipo de estímulo negativo. O equilíbrio das emoções e sensações pode estar no contacto com a natureza, em parques, florestas ou bosques, mas, caso isso não seja possível, existem plantas e ervas aromáticas que podem dar uma ajuda preciosa. Algumas contêm compostos que atuam diretamente no sistema nervoso central, tendo um efeito calmante natural, relaxante, cicatrizante e até digestivo.

Estas são algumas das plantas mais estudadas quanto aos seus benefícios na redução do stress e da ansiedade.

Valeriana – De flores brancas ou róseas, por tradição, as raízes da valeriana são usadas para chás e infusões, mas esta planta também tem vindo a ser usada na farmacologia, devido à sua capacidade de aliviar sintomas de stress, ansiedade e de garantir melhores noites de sono.

Aloe Vera – A Aloe Vera é frequentemente utilizada em produtos de cosmética, farmacêutica e ainda na indústria alimentar. As suas folhas contêm uma espécie de substância pegajosa que acumula água, tornando-as mais grossas. Essa sustância contém um conjunto de vitaminas minerais e antioxidantes com propriedades benéficas para a saúde. A Aloe Vera é também conhecida pelas suas propriedades antibacterianas, pelos benefícios ao nível da pele e ainda pelos seus efeitos calmantes.

Alfazema – Os óleos presentes na alfazema são conhecidos pelo seu efeito positivo na redução da ansiedade e no combate às insónias.

Alecrim – O alecrim, além de poder enriquecer os cozinhados, estimula a ação de alguns neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar.

Tilia – No caso da Tília, tanto a planta como as folhas podem ser aproveitadas e as suas propriedades estendem-se desde ajudar a combater estados febris até à função de calmante.

Hortelã – Além de adicionar um gosto mais fresco aos cozinhados, a hortelã tem ainda propriedades analgésicas, pelo que pode ajudar a aliviar algumas dores musculares, o que promove um maior estado de relaxamento generalizado.

Camomila – A mais famosa de todas no que toca a reduzir o stress. Além dessa premissa mais anunciada, a Camomila pode ainda aliviar sintomas de desconforto ao nível do estômago.

De um modo geral, pode retirar benefícios destas plantas e ervas aromáticas, fazendo um chá que pode beber ao fim do dia para relaxar, ao estilo inglês. Afinal, quem não gosta do chá das 5? Ou à noite para dormir com mais tranquilidade. Se a decoração e a bricolage forem o seu forte, opte por secar as plantas depois de beber o chá, dando um twist àquela moldura que queria personalizar para oferecer a alguém especial.

Se preferir, pode ainda colocar algumas folhas ou pétalas secas dentro de pequenos saquinhos e guardá-los dentro dos armários para ter a roupa mais fresca e uma maior sensação de bem-estar. Outra opção será fazer os seus próprios óleos essenciais com estes ingredientes que pode, inclusive, plantar no jardim de sua casa ou num vasinho à janela. O Planeta agradece! 🌍