Saudável para si e para o Planeta!

Aliar o exercício físico ao ar livre e ajudar a manter o meio ambiente mais limpo? É essa a ideia por detrás do conceito de plogging, uma atividade desportiva que reúne o exercício físico (jogging, ou seja, corrida a passo lento ou caminhada) e a expressão sueca “plocka upp”, que significa “apanhar”. O resultado é um ato de civismo, com a recolha de lixo dos espaços públicos, e uma ótima forma de fugir ao sedentarismo.

A ideia é aproveitar a prática desportiva ao ar livre com os seus inúmeros benefícios para a saúde e aliar-lhe a limpeza dos espaços que usa para esse fim. Só precisa de calçar as suas sapatilhas mais confortáveis e levar um recipiente para recolher o lixo. Durante estas corridas, os participantes apanham o lixo, garrafas e embalagens, todos os materiais são reunidos e, se possível, reciclados, para que possam ganhar uma nova vida.

Outra das vantagens do plogging é o facto de poder ser feita em qualquer local. Tanto faz se é fã de uma corrida matinal na cidade, ou se prefere o jardim, o parque municipal ou a praia como cenário de fundo para o jogging. Basta apanhar os resíduos que encontra durante o percurso.