Beleza rara

7 de Outubro 2021

Espécie tímida, muito menos abundante do que a sua prima branca, a cegonha-preta é uma das mais belas aves que podemos encontrar em Portugal.

Com longas pernas vermelhas e bico a condizer, dorso, asas, pescoço e cabeça negros, a contrastar com o abdómen branco, a cegonha-preta (Ciconia nigra, de nome científico) é uma autêntica obra de arte da natureza.

Com a luminosidade certa, é possível observar reflexos esverdeados nas asas e tons púrpura no pescoço e cabeça.

Tem uma respeitável envergadura de 1,90 metros, mas é, ainda assim, ligeiramente mais pequena que a sua congénere branca. É também muito mais tímida, fugindo ao menor sinal de perturbação, o que torna a sua observação difícil. A sua raridade também não ajuda.

Esta espécie migratória está classificada como “Vulnerável” no Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal, com a destruição e perturbação do seu território a apresentar-se como a principal ameaça.

Chega a Portugal na primavera e fica até ao fim do verão, podendo ser observada em bandos pouco numerosos durante as concentrações de migração. Alimenta-se de pequenos peixes e anfíbios, e, como gosta pouco de ser incomodada, escolhe as escarpas junto aos rios e árvores de grande porte como locais ideais para a nidificação.

No nosso país, a cegonha-preta distribui-se ao longo da faixa interior, de Trás-os-Montes ao Baixo Alentejo, preferindo zonas pouco perturbadas por mão humana, próximas de rios, ribeiros, açudes e charcas.

A cegonha-preta pode ser encontrada nas propriedades florestais da The Navigator Company, mentora do projeto My Planet, nas quais são usados todos os cuidados para não interferir com o seu habitat e as suas rotinas. Nidifica numa zona escarpada no Alto Alentejo, onde beneficia de medidas de conservação, como faixas de proteção dos cursos de água e áreas de proteção em redor dos ninhos. A Navigator promove também o desfasamento das suas atividades de exploração florestal relativamente à época de nidificação.