Nesta época do ano, os rituais de acasalamento dos veados são um poderoso espetáculo, ao qual é possível assistir em várias zonas do país.
Entre setembro e novembro, os veados estão em plena época reprodutiva. Os rituais de acasalamento, a chamada brama, incluem vocalizações impressionantes por parte dos machos, que se ouvem pelas serras a quilómetros de distância. Estes sons únicos, e inesquecíveis para quem tem a sorte de os ouvir, são uma forma de defender o território e de atrair as fêmeas.
Durante a brama, os machos procuram clareiras e zonas menos arborizadas, de forma a tornarem-se mais visíveis para as potenciais parceiras. Ao mostrarem-se em todo o seu esplendor, tornam também mais fácil o seu avistamento para os observadores humanos.
Conhecendo os locais onde as populações de veados são mais abundantes, além de ouvir os bramidos dos machos, é possível assistir às lutas em que se envolvem, sendo as hastes as suas armas. O objetivo é assegurar o território mais favorável à reprodução.
No período da brama, os machos concentram todo o seu foco e energia no objetivo de acasalar e garantir a sobrevivência da espécie. A procura de alimento torna-se secundária, por isso os veados podem perder cerca de 40 por cento do seu peso.
Para aumentar as hipóteses de assistir à brama, é aconselhável escolher as horas do final do dia e da madrugada. As paisagens serranas em que vivem estes majestosos animais já valem, por si só, uma viagem. Mas poder escutá-los e avistá-los é, sem dúvida, um privilégio superior.
Boas práticas para quem quer assistir à brama
- Manter a distância dos animais – por segurança e para não os afugentar nem importunar. Usar binóculos é uma boa estratégia para “contornar” a questão.
- Reduzir o ruído ao mínimo possível – é uma regra a respeitar por princípio, quando fazemos incursões na natureza. Neste contexto, há uma razão acrescida: qualquer ruído estranho pode fazer com que os veados fujam.
- Não deixar lixo e não fazer lume – regras a respeitar sempre, em qualquer atividade na floresta.
Locais onde há populações de veados:
- Parque Natural de Montesinho
- Serra da Lousã
- Serra de Monchique
- Parque da Natureza de Noudar
- Serra de São Mamede