Celulose moldada com origem na floresta portuguesa

24 de Outubro 2024

Há uma nova resposta para a necessidade de substituição dos plásticos de uso único: artigos de celulose moldada, produzidos, pela primeira vez no mundo, a partir de fibra de eucalipto globulus. A inovação tem a assinatura da The Navigator Company, mentora do projeto My Planet, e a produção já arrancou em Aveiro.

Estão a chegar ao mercado os primeiros artigos de celulose moldada alguma vez produzidos no mundo a partir de fibra de eucalipto globulus. E a inovação acontece a partir de Portugal, pela The Navigator Company. Estes produtos serão inteiramente fabricados no nosso país e com matéria-prima nacional.

A nova gama de embalagens vem, numa primeira fase, oferecer soluções para o setor alimentar, integralmente recicláveis e/ou compostáveis. Este é um setor no qual ainda são usados artigos e embalagens 100% de origem fóssil (de plástico, de alumínio e de poliestireno expandido – vulgarmente conhecido como esferovite), pelo que o impacto positivo desta inovação se torna ainda mais significativo. A gama vai começar por disponibilizar sete produtos, repartidos por três linhas:

👉 Tableware: pratos, tigelas, copos;

👉 Take-away: para o canal HORECA (hotéis e restaurantes) e para o retalho alimentar;

👉 Packaging alimentar: cuvetes laminadas para carne e refeições prontas, caixas para fruta e vegetais.

Estes produtos têm flexibilidade produtiva e escalabilidade para aproveitar as diversas oportunidades que se abrem na substituição de plásticos e alumínio de uso único. Em paralelo, têm vindo a ser desenvolvidos novos produtos, em parceria com clientes nacionais e internacionais, e prosseguem os trabalhos de investigação e desenvolvimento de novas soluções de barreiras sustentáveis, bem como o ensaio de outras soluções comerciais.

Uma estratégia com propósito

“Esta nova via de crescimento enquadra-se na nossa estratégia de negócio responsável”, afirma António Almeida, um dos administradores da Navigator Fiber Solutions, empresa criada para gerir a nova área de negócio da celulose moldada, dentro do Grupo. “Queremos contribuir para uma sociedade mais descarbonizada, valorizando o papel crucial das florestas plantadas e bem geridas na transição de um modelo fóssil, linear e sem futuro, para um modelo de bioeconomia circular, neutro em carbono e favorável à natureza”, explica.

A utilização da fibra celulósica de eucalipto, enquanto resposta para a necessidade de substituição dos plásticos de origem fóssil, insere-se na Agenda From Fossil to Forest, liderada pela The Navigator Company, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Menos emissões, maior segurança

Para além da substituição das embalagens de origem fóssil, a nova gama vai representar uma alternativa às soluções de celulose moldada que existem já hoje no mercado europeu. Estas são, na sua maioria, produzidas a partir de cana-de-açúcar ou de bambu, e importadas da Ásia. Embalagens produzidas no nosso país, com matéria-prima local, vêm trazer uma enorme redução ao nível das emissões de carbono associadas ao transporte. Além disso, os artigos de celulose moldada da Navigator têm um escrutínio e uma garantia ao nível da certificação da matéria-prima e da segurança alimentar que estes artigos importados não têm.

As novas soluções de celulose moldada da The Navigator Company substituem o plástico de origem fóssil por fibra virgem de eucalipto.