Chá: o poder da floresta em estado líquido

17 de Dezembro 2021

As infusões são uma bebida natural, deliciosa, quente e reconfortante no frio do inverno. E, para além de frutos ou de flores de jardim, também provêm de árvores que encontramos na floresta.

Para muitos de nós, o chá vem em saquetas, quer se trate mesmo da bebida oriunda da planta do chá (Camellia sinensis), ou de uma aromática infusão de frutos ou de flores. Mas a verdade é que existem inúmeras opções mais naturais de obter uma reconfortante e saudável chávena de chá, seja plantando as suas próprias ervas, ou recolhendo o que a natureza lhe oferece, por exemplo, num passeio pela floresta.

Eucalipto

Esta espécie tem propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas, pelo que a infusão das suas folhas pode ser usada em vapores para a inalação, mas também pode ser bebida, com a vantagem de aliviar sintomas de gripe e constipação. Pique uma colher de sopa de folhas, cubra-as com 150 ml de água a ferver, coe a bebida e delicie-se.

Pinheiro

As agulhas do pinheiro são ricas em vitamina C e A, pelo que a sua infusão é um poderoso antioxidante e descongestionante. Lave um punhado de agulhas – as mais jovens têm um sabor mais suave que as mais antigas, que podem ser amargas –, coloque-as numa caneca, despeje água a ferver e mexa perderem um pouco de cor. Junte umas gotas de limão, para dar mais sabor, remova as agulhas e beba.

Carvalho

A casca desta árvore produz um chá depurativo e cicatrizante, que é também um estimulante da digestão e pode ser usado para gargarejar em caso de infeções da boca e da garganta. Use uma colher de sobremesa de casca para cada chávena. Misture com água acabada de ferver e tape bem. Deixe em infusão durante 5 a 10 minutos, coe e beba.

Dente-de-leão

Conhece estas flores silvestres? São um eficaz desintoxicante usado no tratamento de transtornos digestivos e, segundo um estudo feito na China em 2011, o chá da planta parece ser capaz de eliminar mais rapidamente a infeção pelo vírus Influenza, responsável pela gripe comum. Junte 200 ml de água a ferver a 1 colher de sopa de raiz de dente-de-leão e deixe repousar durante 10 minutos. Beber coado.

Urtiga

Os romanos fustigavam o corpo com ela para estimular a circulação, mas um chá de folhas (cuidado para não lhes tocar, porque provocam irritação cutânea) é mais agradável! A urtiga é rica em vitaminas A, C e K, polifenóis, flavonóides e minerais como cálcio, ferro e magnésio, com ação anti-inflamatória e antioxidante, reforçando o sistema imunitário em geral e combatendo a dor. Coloque uma colher de sopa de folhas secas por cada chávena de água quente e deixe repousar durante 10 minutos. Coar e beber.