Uma ideia simples para ocupar os dias de pausa escolar: colorir ovos de Páscoa, usando ingredientes naturais.
As cores dos alimentos que temos no frigorífico, na cesta da fruta ou no armário das especiarias podem ser usadas para colorir ovos comuns, transformando-os em ovos de Páscoa. É mais saudável, ambientalmente responsável e divertido do que usar corantes artificiais. Deixamos algumas dicas para quem nunca experimentou.
Um atelier na cozinha
A solução corante inclui água, o alimento colorido, vinagre e sal. Para três chávenas de água, conte com uma colher de sopa de vinagre e outra de sal. Se esta solução for fervida, a cor “apanhada” do alimento será mais intensa (para alguns, tem mesmo de ser, como os espinafres e as cenouras).
Coza os ovos por 10 minutos nesta água colorida (veja abaixo os alimentos a usar para cada cor). E se os deixar mergulhados nela de um dia para o outro, no frigorífico, aumentará ainda mais a intensidade da cor. Claro que a quantidade de ingredientes coloridos que juntamos à água também vai fazer variar o tom. Depois de cumprirem a sua função decorativa, os ovos podem ser consumidos.
Quase todas as cores podem ser encontradas em alimentos ou temperos comuns:
Vermelho – Beterraba, pimentão-doce, framboesa
Cor-de-laranja – Cenoura, cascas de laranja
Amarelo – Açafrão, casca de limão, camomila
Verde – Espinafres, salsa
Azuis, roxos e violeta – Couve Roxa, mirtilos
Castanho – Café, chá, cascas de cebola
Esvaziar a casca
Se preferir, pode, em vez de cozer os ovos, esvaziá-los para os manter mais tempo depois de pintados, contornando assim a natureza efémera desta arte. Neste caso, a técnica mais utilizada é, com uma agulha de costura grossa, fazer um furo em cada um dos topos do ovo. Depois soprar por um dos furos para que a clara e a gema saiam pelo outro.
A técnica é simples, mas exige algum cuidado e delicadeza, para não partir o ovo ao fazer os furos. Com crianças pequenas, o desafio é grande!
Criar padrões
Colorir os ovos com padrões é outra opção divertida. Elementos naturais como uma flor, uma pétala ou uma folha de salsa podem ser colocados na casca e fixados, embrulhando o ovo numa gaze ou meia de vidro. Depois, é só usar as técnicas de tingimento, com o ovo assim embrulhado – seja fervendo ou apenas mergulhando em água tingida durante umas horas. Ao retirar a gaze, o desenho da flor ou folha estará “impresso” na casca do ovo. A imaginação é o limite – pode pôr elásticos à volta do ovo, que “desenharão” riscas, e papel ou tecido recortado nas mais variadas formas. Naperons de papel rendados, daqueles que se usam nos pratos para bolos, também fazem efeitos bonitos.
Dar um certo brilho
Para um efeito brilhante, termine untando a casca do ovo com papel de cozinha embebido em óleo de girassol.