Reverter as alterações climáticas é um dos desafios urgentes assinalados neste Dia da Terra, cujo tema é “Investir no nosso Planeta”. Plantar árvores é um dos melhores investimentos.
Todos os anos e em todo o mundo, a Terra é celebrada no dia 22 de abril. Este ano, o movimento Earth Day propõe o tema “Invest in Our Planet”. Mas “Investir no Nosso Planeta” tem de ser agora: “Este é o momento para mudar tudo – o clima empresarial, o clima político e a forma como tomamos medidas no que respeita ao clima”, pode ler-se no site da organização.
“Na construção do nosso futuro, indivíduos, empresas, empreendedores, inventores e governos, todos têm um papel único. Precisamos de agir individualmente e em conjunto”, afirma Kathleen Rogers, presidente da Earth Day Network. A rede pretende ser uma plataforma que envolve todos estes eixos em ações concretas por todo o planeta.
Mais árvores contra as alterações climáticas
Combater as alterações climáticas é um dos focos de ação prioritária. Por isso, desde 2010, o movimento Earth Day já plantou dezenas de milhões de árvores, através do Projeto Canopy. Reflorestar é uma das formas mais baratas de retirar CO2 da atmosfera e reverter as alterações climáticas.
As florestas armazenam, à escala global, aproximadamente 662 gigatoneladas de carbono, o equivalente a cerca de 163 toneladas por hectare, refere a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) no Global Forest Resources Assessment 2020.
Mas, além de reterem carbono, as florestas oferecem habitats vitais para plantas e animais, purificam o ar que respiramos e regulam a temperatura ambiente. Os programas de reflorestação responsáveis, refere ainda a Earth Day, protegem os solos da erosão, promovem a qualidade e saúde do solo, os recursos hídricos subterrâneos e o desenvolvimento económico e social das comunidades.
Plantar árvores é, assim, uma das mais importantes e acessíveis formas de combater as alterações climáticas. E todos nós podemos contribuir. O Dia da Terra é um bom dia para começar!