Os gatos adoram papel amachucado e caixas de cartão. Quer lhos ofereçamos, quer se apoderem deles com o à-vontade natural de quem sabe que o mundo lhes pertence, rapidamente viram brinquedos, camas ou mesmo apetitosos snacks… Porquê?
Pode ser o saco de papel que trouxe do supermercado, as folhas que protegiam os pratos que encomendou ou a caixa que os transportava. Ou mesmo o jornal que tenta ler, os documentos espalhados pela mesa quando se prepara para validar o IRS, ou o rolo de cozinha que, distraidamente, deixou ao alcance de patas alheias. É papel? Então o seu gato vai querer cheirá-lo, lambê-lo, prová-lo, arranhá-lo, brincar com ele e deitar-se em cima dele.
É provável que seja apenas mais uma das muito idiossincrasias destes curiosos felinos, mas tanto cientistas como amantes de gatos têm algumas sugestões para esta predileção.
Uma das explicações mais óbvias é que esses sacos ou caixas continham comida. Os gatos têm um olfato apurado, muito superior ao de qualquer humano, pelo que não é assim tanto de estranhar que estejam a esfregar os bigodes num saco que, há uma hora, chegou do supermercado com lombinhos de pescada ou carne picada.
O som do papel quando é amassado também é excitante para estes caçadores, uma vez que se assemelha ao som dos roedores quando correm pelo campo.
E há também a considerar a textura do papel. Os gatos têm manias muito particulares, e a superfície lisa ou rugosa do saco pode ser-lhes muito atrativa, quer estejam a lambê-lo ou a rebolar sobre ele.
As folhas de papel, independentemente do tamanho ou das condições, também podem ser o melhor amigo de um gato. Não importa se gastou uma fortuna numa cama superconfortável, há dias em que o gato, simplesmente, vai preferir dormir no seu jornal, no papel de embrulho da prenda que deu aos miúdos ou até nos documentos importantes que trouxe do escritório. Podíamos ensaiar explicações mirabolantes, mas as respostas mais simples são, provavelmente, as corretas: é confortável; ou o bichano quer chamar a sua atenção; ou marcar território; ou talvez seja um item novo na casa que precisa mesmo de ser investigado.
Já quando se trata de caixas de papelão, há uma série de razões para o seu gato ficar mais feliz do que você quando chega uma encomenda.
Primeiro, uma caixa é um esconderijo ideal enquanto caça uma possível presa, ao mesmo tempo que protege o gato do perigo de outros predadores. Sim, mesmo que a única caça que pratique seja aos seus tornozelos indefesos, e que o predador mais temível seja o aspirador.
A sensação de segurança que os gatos tiram das caixas está investigada. Um cientista da Universidade de Utrecht, na Holanda, estudou os benefícios das caixas em dois grupos de gatos recém-chegados a um abrigo para animais. Um grupo teve a opção de se esconder em caixas individuais, enquanto o outro não. Para surpresa de ninguém, o grupo de gatos com acesso às caixas ficou muito menos estressado, mais à-vontade e mais interessado em conhecer os humanos presentes.
As caixas também providenciam calor quando a temperatura lá fora fica demasiado fria para o gosto felino. O cartão é um excelente isolante, e enrolar-se sobre si próprio numa caixa pequena cria calor corporal adicional para os gatos borralheiros.
As ações dos gatos serão sempre envoltas em algum mistério para nós, comuns mortais. Mas isso faz parte do seu imenso charme. Além disso, o papel é uma material natural, renovável, reciclável e biodegradável, o que há para não gostar?