Embalagens sem plástico

2 de Novembro 2021

A The Navigator Company acaba de lançar uma nova linha de papel para produtos de packaging, com o objetivo de contribuir para acelerar a substituição do uso do plástico, no âmbito do seu compromisso com a sustentabilidade e com a preservação do ambiente.

A data escolhida para o lançamento foi simbólica: 1 de novembro, quando entrou em vigor a legislação portuguesa que proíbe a comercialização de vários plásticos de utilização única.

Esta aposta da Navigator no setor do packaging vem reforçar o compromisso da empresa em contribuir para a construção de um futuro sustentável, através de uma solução que garante a redução do recurso a materiais de origem fóssil, como é o caso da generalidade do plástico, optando por materiais de base renovável e biodegradável a partir da floresta – “From Fossil to Forest”.

Os produtos de base florestal, particularmente os obtidos a partir de florestas plantadas, são fundamentais para a transição de uma economia linear e fóssil – baseada em recursos finitos, hostil para o clima e, por isso, sem futuro – para uma bioeconomia circular sustentável, favorável para a natureza e neutra para o clima.

Estas novas soluções de embalagem criadas pela The Navigator Company foram desenvolvidas atendendo às necessidades específicas do mercado de packaging, com especial incidência nos segmentos industrial e retalho: alimentar, restauração, farmacêutico, vestuário e cosmética.

g de globulus

A nova marca de papel tem a designação gKfraft. “Kraft” significa “força” e “poder”, e remete para o processo de fabrico utilizado pela empresa, no qual as fibras obtidas têm melhores propriedades mecânicas e maior resistência. A letra “g” remete para “globulus”, a espécie de eucalipto utilizada na produção do papel, e aplica-se também a várias características que definem este novo produto: “good”, “green”, “game changer”, “guaranteed results” e “growth” – e que fazem com que esta solução de packaging cumpra todos os requisitos de sustentabilidade.

A utilização da fibra virgem do Eucalyptus globulus, obtida em florestas geridas de forma responsável e devidamente certificadas, vem potenciar o uso eficiente de recursos numa lógica de “More With Less”, o que permite que os mesmos metros quadrados de área florestal deem origem a mais metros quadrados de sacos ou caixas de papel. Tal é possível não só pelo facto da produtividade florestal do eucalipto ser superior à do pinheiro nórdico – cinco a sete vezes superior –, mas também por exigir menor quantidade de madeira de eucalipto para a mesma quantidade de papel, além de apresentar maior rotatividade e, assim, contribuir para maximizar a captação de dióxido de carbono na mesma área.

Dada a sua morfologia, esta espécie de eucalipto é, também, reconhecida por potenciar mais ciclos de reciclagem, apresentando uma taxa de reciclabilidade muito superior face a outras fibras papeleiras, sendo, por isso, mais sustentável.

Ao utilizar fibra curta de eucalipto no segmento do packaging, a Navigator dá mais um passo na inovação dos seus produtos. Apesar de já produzir papéis para embalagem há quase vinte anos, aproveitou o período de pandemia para levar a cabo um vasto programa de investigação, desenvolvimento e inovação, liderado por uma equipa multidisciplinar, suportada pelo RAIZ – Instituto de Investigação da Floresta e Papel, em que se tirou partido da especificidade da estrutura molecular e da morfologia das fibras de Eucalyptus globulus para o desenvolvimento de materiais papeleiros resistentes e sustentáveis, alternativos ao plástico de uso único, e mais seguros e higiénicos para a indústria alimentar. O projeto está a gerar um novo portefólio de patentes, uma das quais já submetida para publicação em junho. Além desta, estão a ser desenvolvidas outras duas patentes, uma em fase avançada de preparação e outra ainda em fase experimental.

Fibra virgem garante maior higiene

Para além de providenciar embalagens mais leves e com a mesma resistência, esta nova gama de papéis, por ser produzida a partir de fibra virgem, é também mais segura e higiénica para o contacto com a pele e alimentos. Inclusivamente, alguns países europeus já interditaram a utilização de embalagens de papel reciclado para o contacto direto com alimentos, pelo facto de conterem químicos nocivos.

A The Navigator Company assegurou a aprovação dos papéis para contacto alimentar junto do ISEGA, instituto alemão de certificação de produtos de embalagem, bem como junto do InnovHub em Milão, garantido a máxima segurança dos seus produtos para a indústria alimentar, elaborados a partir de fibra virgem e, nessa medida, sem riscos de contaminação.

Parceiro de sustentabilidade

Com o lançamento da linha gKraft, a Navigator dá um passo em frente no sentido de disponibilizar alternativas de embalagem que apoiem outras empresas e organizações a cumprir os seus objetivos ambientais.

A nova marca disponibiliza um selo de qualidade que poderá ser aplicado por todos os produtores que usarem o papel gKraft como matéria-prima, garantindo que a embalagem utiliza esse papel e os benefícios associados ao mesmo, e reforçando assim o seu compromisso na contribuição para um mundo mais sustentável.

Este selo de qualidade é, no fundo, uma garantia única para o consumidor final pois assegura que o produto que está a utilizar, sendo uma solução natural, reciclável e biodegradável, contribui para o aumento da fixação de carbono, produção de oxigénio, proteção da biodiversidade, fertilização do solo e para o combate às alterações climáticas. Esta chancela garante também que os produtos não têm incorporação de fibras recicladas, sendo, portanto, isentos dos contaminantes que lhe estão associados, e por isso garantidos para contacto com alimentos.

A marca gKraft agrega três submarcas dirigidas a necessidades específicas do mercado: a FLEX foi pensada para o desenvolvimento de embalagens flexíveis destinadas à indústria alimentar, restauração e comércio farmacêutico; a BAG destina-se a embalagens para produtos de retalho (usada já por grandes marcas internacionais como a Zara, Victoria’s Secret, Desigual, Nike, Museu Cristiano Ronaldo ou Real Madrid, que adotaram o papel Navigator para os seus sacos de papel, contribuindo para o combate à utilização de plástico de uso único); e a BOX (focada em papel para caixas de cartão canelado) está indicada para embalagens de maior resistência, destinadas à indústria e ao retalho, nomeadamente ao retalho alimentar, onde a necessidade crescente de embalagens shelf-ready, particularmente em ambientes refrigerados, com impressão de alta qualidade para atrair consumidores e diferenciar as marcas da concorrência, é hoje fundamental.

Alinhada com os objetivos internacionais de desenvolvimento sustentável e empenhada em contribuir para soluções que criam valor ambiental, social e económico, a The Navigator Company disponibiliza, com esta sua nova área de negócio, uma forma de todos nós podermos optar por soluções de packaging naturais e não fósseis, que contribuem para minimizar o problema dos plásticos no ambiente, e, consequentemente, para ajudar a combater as alterações climáticas.

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