Exercício físico e natureza: a combinação perfeita para o cérebro

11 de Maio 2023

O exercício tem benefícios para o desempenho mental, tanto ao nível da capacidade de concentração, como da memória. Mas se for praticado ao ar livre, esses efeitos são potenciados de forma significativa. E bastam 15 minutos!

 

Todos já sentimos que uma pequena caminhada na floresta “faz-nos bem à cabeça”, mas esse facto foi agora comprovado por uma equipa de investigadores do Laboratório de Neurociências Teóricas e Aplicadas da Universidade de Victoria, no Canadá. Ou seja, o exercício tem, por si só, um efeito positivo no desempenho mental, mas sendo praticado ao ar livre, num ambiente natural como um parque ou uma floresta, esse efeito aumenta significativamente.

Com o título “O exercício físico é bom para o cérebro, mas o exercício ao ar livre é potencialmente melhor”, este estudo, publicado na prestigiada revista científica Nature, refere que uma caminhada de 15 minutos ao ar livre faz aumentar a amplitude da resposta neural relacionada com a atenção e a memória de trabalho (memória operacional de curto prazo). O grau desse aumento é superior ao que se verifica durante uma caminhada indoor. Na maioria dos indicadores avaliados, a caminhada no exterior superou facilmente o mesmo exercício realizado dentro de portas – os participantes concentraram-se melhor e responderam mais rápido, resultados que estão em linha com conclusões científicas anteriores sobre como a natureza afeta as nossas mentes.

O estudo sugere que o ambiente pode, realmente, ter um papel mais substancial do que o próprio exercício no aumento da função cognitiva, pelo menos quando se trata de exercício intenso e de curta duração.

“Com a crescente urbanização do mundo e o aumento associado do sedentarismo em ambientes fechados, uma compreensão mais profunda da forma como estes fatores interagem e influenciam a cognição pode ser fundamental para combater os efeitos adversos para a saúde”, afirmam os investigadores.

 

Somos natureza

Estudos anteriores já tinham demonstrado benefícios do exercício na natureza, tendo sido cunhado um novo termos para o designar: green exercise (exercício verde). Existe, inclusive, um ramo da psicologia que se dedica a estudar os efeitos positivos do contacto com a natureza para o ser humano – a Ecopsicologia baseia-se no princípio fundamental de que somos parte integrante da natureza, e explora a interdependência psicológica dos seres humanos com o mundo natural, analisando as suas implicações na identidade, na saúde e no bem-estar.