Diminuir o uso de água é uma preocupação-chave da atividade da Navigator, parte intrínseca dos seus valores e do seu propósito. Entre 2019 e 2022, o programa PRUA permitiu reduzir em 10% este uso nas unidades industriais da empresa, colocando-a mais próxima de atingir os objetivos da sua Agenda 2030.
Em 2022, os sites da Navigator captaram cerca de 10% menos água do que em 2019, o ano de referência do PRUA – Programa de Redução do Uso de Água, implementado em 2017 por esta companhia no âmbito da sua política de sustentabilidade ambiental e eficiência operacional. Na prática, esta redução representa mais de um mês da operação industrial, ou seja, o volume de água usado em 2019 seria suficiente para 1 ano e 1 mês, aos padrões atuais.
“Sendo a água um recurso imprescindível para a nossa atividade, e ainda que sejamos utilizadores relativamente modestos deste recurso, tem havido uma grande preocupação com a diminuição do seu uso”, explica José Nordeste, diretor de Ambiente e Energia da The Navigator Company. “Esta redução de 10% é a expressão dessa preocupação, concretizada quer em alterações internas de processos e otimização da gestão dos recursos, quer em medidas que exigem investimentos e permitem, à partida, maiores reduções.”, acrescenta.
Apesar de a atenção a esta questão ter um histórico antigo, ela tornou-se mais sistemática em 2017, com a criação do PRUA, que é coordenado por Luís Machado a partir do RAIZ – Instituto de Investigação da Floresta e Papel, o instituto de I&D da The Navigator Company. “O PRUA surgiu como um programa estruturado e transversal. Temos adotado novas tecnologias, medidas e alterações de processos que têm levado a uma efetiva redução da utilização de água, como se vê nos resultados de 2022”, explica.
Compromisso estratégico
No âmbito da sua Agenda 2030, a estratégia de negócio responsável estruturada pela The Navigator Company para enfrentar os desafios da década e aumentar a criação de valor sustentável, a empresa assumiu o compromisso de “promover a eficiência no uso de recursos, minimizando a nossa pegada ecológica”. Neste compromisso vertido na Agenda 2030 destacam-se os objetivos de “diminuir em pelo menos 33% a utilização específica de água (m3/t produto) até 2030 (sendo o ano base 2019)” e de propor soluções que permitam melhorar a eficiência no uso de água.
A The Navigator Company, mentora do projeto My Planet, é um produtor integrado de floresta, pasta, papel, tissue, soluções sustentáveis de packaging e bioenergia, cuja atividade se encontra alicerçada em fábricas de última geração à escala mundial, com tecnologia de ponta. É reconhecida como uma referência de qualidade e sustentabilidade no setor em todo o mundo.