A partilha de ideais em torno da formação e do conhecimento acaba de valer ao RAIZ – Instituto de Investigação da Floresta e Papel a sua inclusão na Rede Portuguesa de Clubes UNESCO.
O Instituto RAIZ passou a integrar a Rede Portuguesa de Clubes UNESCO, grupos de pessoas (associações sem fins lucrativos, ONG, escolas, universidades, fundações, círculos culturais, sociais e administrativos da comunidade), de todas as idades, todos os horizontes, de todas as condições, que acreditam nos ideais da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura e a desejam apoiar na sua missão.
Enquanto Clube UNESCO, o RAIZ irá colaborar com instituições locais, regionais, nacionais e internacionais, nas ações ligadas aos objetivos desta agência da ONU. Entre as atividades previstas estão as que se relacionam com a “Floresta do Saber”, projeto incentivado por Anna Ormeche, da Comissão Nacional da UNESCO, e que levou o instituto a candidatar-se aos Clubes UNESCO. Com esta parceria, um dos objetivos passará por contribuir para tornar a cidadania mais consciente e participativa, desenvolvendo materiais pedagógicos, e promovendo seminários e debates.
O RAIZ – Instituto de Investigação da Floresta e do Papel é um centro de investigação privado, sem fins lucrativos, reconhecido como entidade do Sistema Científico e Tecnológico Nacional e como Centro de Interface – Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia.
As atividades do Instituto são financiadas maioritariamente pela The Navigator Company, por outras entidades privadas, e por fundos públicos, nacionais e europeus.