A preservação das florestas é uma preocupação global, e a Europa está na vanguarda do esforço para monitorizar e proteger estes ecossistemas. O Observatório Europeu da Desflorestação e Degradação da Floresta já está operacional e é uma ferramenta vital nesse sentido.
Criado pelo Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia, o Observatório Europeu da Desflorestação e Degradação da Floresta é uma iniciativa que utiliza uma combinação de tecnologias de sensoriamento remoto, como imagens de satélite de alta resolução e sistemas de informação geográfica, para monitorizar de perto as alterações na cobertura florestal mundial e os fatores que lhe estão associados.
Essas tecnologias permitem identificar global e localmente (por país) áreas de desflorestação, degradação e regeneração, fornecendo informações valiosas sobre as tendências e os impactos das atividades humanas e das alterações climáticas.
Para além da monitorização, o Observatório facilita o acesso a informações científicas sobre cadeias de abastecimento, ligando a desflorestação à procura de mercadorias e produtos na União Europeia. Esta informação pretende apoiar o cumprimento da regulamentação europeia, aprovada em 2023, e que será implementada até ao final de 2024, para impedir a entrada, comércio e utilização de produtos no espaço europeu que tenham contribuído para a desflorestação. É o que acontece frequentemente com o óleo de palma, a soja, o cacau, ou a carne bovina, entre outros.
Os dados e análises produzidos são disponibilizados publicamente, promovendo a transparência e permitindo que governos, ONGs, investigadores e o público em geral acompanhem e participem dos esforços de conservação florestal.
Ao fornecer informações atualizadas e confiáveis, o Observatório Europeu da Desflorestação e Degradação da Floresta ajuda a orientar políticas e práticas de gestão florestal sustentável, contribuindo para a conservação da biodiversidade, a mitigação das alterações climáticas, o bem-estar das comunidades que dependem das florestas para a sua subsistência e a preservação das florestas para as gerações futuras.