Nós também podemos ajudar a salvar as abelhas

18 de Maio 2021

A ação das abelhas é determinante para a manutenção dos ecossistemas e da biodiversidade, mas a perda dos habitats e as alterações climáticas estão a conduzir ao seu desaparecimento. As ações globais e concertadas são essenciais, mas, à escala, cada um de nós também tem um papel a desempenhar. Veja o que pode fazer.

Plante um “jardim de abelhas”

Dado que uma das maiores ameaças para as abelhas é a falta de um habitat seguro, onde possam construir as suas casas e encontrar uma variedade de fontes de alimento, se plantarmos um “jardim de abelhas” estamos a ajudar, criando uma zona com plantas ricas em pólen e néctar. Num jardim, quintal ou varanda, ou mesmo em floreiras à janela, podemos cultivar plantas amigas das abelhas. As flores dobradas não são as ideais, sendo difícil para as abelhas chegar ao nectário. Escolha estevas, alliums (alho-porro, alho silvestre…), trevos, alfafas, lavanda, dente-de-leão, capuchinhas, funcho, malvas, cardos, ou aromáticas como os tomilhos, alfazemas, sálvias, alecrim, coentros. Aconselhe-se num viveiro.

Monte um bebedouro para as abelhas

Agora que as suas plantas atraem abelhas, está na hora de lhes dar de beber. As abelhas são das criaturas mais trabalhadoras do planeta, e não é raro ver uma solitária, deitada no chão, aparentemente morta, quando apenas tenta reunir forças para encontrar comida e água. Ajude-as na tarefa, criando, no seu jardim, varanda ou janela, um bebedouro para elas. Pode usar um daqueles dispensadores de água para animais, uma simples tigela rasa, ou ser criativo e construir um de raiz. Há apenas um ponto muito importante a ter em conta: as abelhas podem afogar-se facilmente se não houver nada para se agarrarem perto da sua fonte de água; por isso, coloque várias pedras no recipiente, acima do nível de água. As nossas incansáveis obreiras agradecem a atenção.

Pratique jardinagem orgânica

Pesticidas sintéticos, fertilizantes e herbicidas são prejudiciais às abelhas. Use produtos orgânicos e soluções naturais, como o composto, para ajudar na saúde do solo e ainda adicionar insetos benéficos, que mantêm as pragas afastadas, como joaninhas e louva-a-deus.

Adquira produtos agrícolas orgânicos

Se os pesticidas e afins são um problema para as abelhas, mudar para a agricultura orgânica é um passo com sentido. Frequente os mercados biológicos locais e torne-se fã das frutas frescas, verduras e ervas locais e sazonais.

Cuide das árvores

Quando uma árvore floresce, ela fornece centenas ou mesmo milhares de flores das quais as abelhas se podem alimentar. E, além de fonte de alimento, as árvores são também um habitat essencial: as folhas e a resina fornecem material de nidificação para as abelhas, enquanto as cavidades de madeira natural são excelentes abrigos. No inverno, por exemplo, quando as abelhas se debatem com escassez de alimento, as florestas de eucalipto representam uma vantagem para estes polinizadores, uma vez que é nesta altura que a floração acontece.

“Há séculos que as abelhas, uma das criaturas mais trabalhadoras do planeta, têm beneficiado pessoas, plantas e o meio ambiente. Ao transportar o pólen de uma flor para outra, as abelhas e outros polinizadores possibilitam não só a produção de uma abundância de frutas, nozes e sementes, mas também mais variedade e melhor qualidade, contribuindo para a segurança alimentar e nutricional.” – FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura)