O meu reino por uma caixa de cartão

5 de Agosto 2024

Se os gatos pudessem escrever poesia, certamente haveria odes dedicadas às caixas de cartão. Para eles, não se trata apenas de pedaços de papel para a reciclagem: são esconderijos secretos, zonas de conforto insuperáveis e tronos majestosos.

Quem tem gatos conhece bem o fenómeno: eles adoram cartão. E se o encontrarem em formato de caixa, mais felizes ficam. É raro aquele que resiste à embalagem acabada de chegar com uma encomenda: depois de entrarem, cheirarem, inspecionarem e darem umas voltas sobre si mesmos, instalam-se confortavelmente no seu novo território.

A paixão dos gatos por este material natural é de tal forma padrão que já foi objeto de estudo por parte de investigadores e especialistas em comportamento animal. Descubra as razões que explicam, segundo a ciência, este clássico da vida dos gatos.

Deixem-me dormir… quente e em paz

São as características do cartão, ainda antes da forma que apresenta, que o tornam tão apreciado pelos gatos. É um material de origem natural, agradável ao toque, e que funciona como um isolante térmico, eficaz sobretudo para os proteger do frio. Entre uma pequena caixa de cartão à espera de ser levada para o ecoponto e uma cama de tecido super fofa, espaçosa, e, aos olhos humanos, irresistível, os gatos preferem, quase sempre, a primeira opção. O cartão garante-lhes maior conforto, mesmo que a caixa nos pareça um tamanho – ou vários! – abaixo do que seria necessário para qualquer ser vivo com ossos.

Os gatos gostam de se sentir confinados, contidos e aconchegados. Por mais exíguo que o espaço seja, por mais que obrigue a posições aparentemente desconfortáveis, para um gato pode bem ser o lugar ideal. Uma das razões é que, assim enroscados e protegidos pelo cartão, conseguem reter a temperatura corporal, não arrefecendo a meio do sono.

Os gatos menos sociáveis, em particular, também adoram dormir em pequenas caixas com “teto”, que lhes permitem, simplesmente, não estar sujeitos a contactos frequentes e interações indesejadas com os restantes habitantes da casa.

No esconderijo ideal

As caixas de cartão oferecem proteção. Os gatos são, em estado selvagem, presas para outros animais – condição que não desaparece da sua natureza só porque se tornaram domésticos. Por isso, todos gostam de se esconder para se sentirem protegidos. Dentro de uma caixa de cartão sentem-se seguros e, ao mesmo tempo, conseguem observar o exterior, ou seja, controlar alguma ameaça que possa surgir.

Mas os gatos são também caçadores. E por muito que, dentro de uma casa, não tenham de caçar para sobreviver, eles continuam a adorar “fazer de conta” que assim é. É por isso que “caçam” os seus brinquedos e se escondem atrás de uma esquina para surpreender outros habitantes do seu território, sejam eles também gatos, os tutores humanos, ou outros animais. Fazer de conta implica armar emboscadas, e as caixas de cartão são ótimos locais para esperar o momento certo e apanhar o “inimigo” desprevenido.

Contra o stress, uma caixa de cartão

Investigadores da Universidade de Utrecht, Países Baixos, demonstraram que uma caixa de cartão pode ser uma boa ajuda para reduzir os níveis de stress de gatos acabados de chegar a um novo ambiente.

Os cientistas compararam o comportamento de gatos em situação de adaptação, sendo que um grupo teve “direito” a caixa de cartão, enquanto o outro não teve esse “mimo”. Os que puderam esconder-se na caixa, isolando-se, de alguma forma, do que sentiam como ameaças exteriores, desenvolveram mais cedo comportamentos que demonstram confiança e segurança. Os seus níveis de stress também diminuíram de forma mais rápida do que no grupo que não teve acesso a uma caixa de cartão.

Vou só ali afiar as minhas garras

O cartão é um excelente material para afiar as garras, e é por isso que muitos arranhadores disponíveis no mercado são feitos deste material. Mas qualquer objeto de cartão canelado, mesmo o da caixa que é usada como esconderijo ou cama preferida, pode acumular funções e servir também para este fim. Além de arranhar, os gatos podem gostar de morder e rasgar o cartão, como simples passatempo, como forma de descarregar algum stress, e também para marcar aquele objeto como seu.

🐾 “Ó, caixa de cartão, a tua simplicidade é o meu consolo, o teu cheiro a novo é a minha alegria.” Ode à caixa de cartão, gato desconhecido 🐾