O papel como arte

23 de Agosto 2021

Miryam Dion encontrou uma forma artística de conjugar o prazer do papel com a mensagem da palavra impressa. Descubra as suas intrincadas obras.

Folhear lentamente o jornal ao sábado de manhã, enquanto se bebe uma chávena de café, é um dos pequenos gestos que nos reconcilia com a idade adulta e nos relembra o conforto do papel e da palavra impressa.

Miryam Dion, uma artista canadiana, dá uma segunda vida a conhecidos jornais do dia, como o The Wall Street Journal, o The Montreal Gazette e o Le Monde, recorrendo a cortes minúsculos e precisos, dobragens engenhosas e tecelagem com pedaços coloridos de outros papéis.

O resultado são obras de arte complexas, com um contraste visual que atrai, através das quais a autora pretende elevar o jornal comum, distraindo o espectador da sua função informativa usual e instigando uma experiência contemplativa.

A seleção das folhas de jornal a utilizar baseia-se no conteúdo e em fotografias que chamem a atenção de Miryam Dion. E o processo criativo não é, na maioria das vezes, planeado, com o padrão dos cortes e dobragens a seguir de improviso, à medida que as imagens e o conteúdo guiam a mão da artista.

As suas influências são um misto de ideias decorrentes de tecelagem, bordado, renda e outros artesanatos tradicionais, e a inspiração surge do imediatismo dos eventos atuais.

O papel de jornal é o meio, mas a atualidade das notícias não é indiferente ao resultado final. Muitas vezes é a profusão de artigos que cobrem um conflito, um movimento social ou uma crise global que está no centro das suas obras. Mas sem sensacionalismo, independentemente da temática. Pelo contrário, Miryam Dion propõe obras que fascinam pela delicadeza do gesto, dos cortes finos, pela fragilidade do papel, obrigando-nos a contemplá-las com subtileza e sensibilidade.

As suas obras mais recente incluem tiras finas de papel meticulosamente entrelaçadas nos cortes frágeis das páginas dos jornais, o que adiciona resistência às peças, tornando-as mais duradouras.

Para além do inegável e apelativo aspeto estético, as obras de arte de Miryam Dion fazem-nos equacionar a nossa relação com a constante torrente de informações com que somos bombardeados diariamente, levando-nos a refletir para além da fachada sensacionalista das notícias. Com o papel como meio, o que, só por si, já convida a um melhor entendimento e compreensão das coisas que “lemos”.

Conheça melhor o trabalho da artista no seu site oficial: https://www.myriamdion.com/