Papéis de embalagem sustentável vencem prémio de inovação

26 de Junho 2023

Desenvolvida a partir de investigação nacional, e produzida em Portugal, esta nova geração de papéis de embalagem introduz uma alternativa sustentável aos plásticos de origem fóssil.

 

A gama de papéis de embalagem gKRAFT, da The Navigator Company, mentora do projeto My Planet, foi distinguida com o Prémio Nacional de Inovação, iniciativa do Jornal de Negócios, BPI e Claranet, em parceria com a Nova SBE e a Cotec Portugal.

Fotografia_Prémio_Nacional_de_Inovação.jpegCarlos Pascoal Neto, diretor do Instituto RAIZ, recebeu o galardão em nome da administração da The Navigator Company.

 

Através do conceito “From Fossil to Forest”, a Navigator tem vindo a dinamizar um conjunto de iniciativas estratégicas com vista ao desenvolvimento de bioprodutos alternativos ao plástico fóssil, provenientes de florestas plantadas de Eucalyptus globulus geridas de forma sustentável. Esta dinâmica levou ao lançamento, no final de 2020, de uma nova linha de produtos de embalagem, através da nova marca gKRAFT, apresentada no ano seguinte, com o objetivo de contribuir para acelerar a transição do uso do plástico para a utilização de fibras naturais, sustentáveis, recicláveis e biodegradáveis, reforçando o compromisso da Empresa com a sustentabilidade e a preservação do ambiente.

Este galardão, atribuído na categoria “Inovação em Grandes Empresas”, vem reconhecer a importância do Eucalyptus globulus como elemento fundamental para a inovação e a criação de produtos disruptivos, que abrem caminho para um novo paradigma de soluções sustentáveis a partir da floresta nacional.

O ponto de partida para a oferta inovadora que levou à candidatura ao Prémio Nacional de Inovação foi esta matéria-prima de excelência disponível em Portugal, que encontrou no território nacional, há cerca de 200 anos, condições únicas para se desenvolver.

Além desta vertente dos papéis de embalagem, novas soluções estão a ser estudadas. A Navigator lidera o consórcio de 27 parceiros nacionais da Agenda Mobilizadora “From Fossil to Forest – Produtos de Embalagem Sustentáveis para Substituição do Plástico Fóssil”, com a finalidade de desenvolver, patentear, produzir e comercializar soluções de packaging com materiais de base renovável e biodegradável a partir da floresta, num investimento de 103 milhões de euros.

Por outro lado, a Navigator tem continuado a desenvolver o seu projeto de investimento para a construção da fábrica de produção de recipientes em celulose moldada, destinados a substituir plástico de uso único nos pontos de venda nos segmentos de food packaging e food service.

O projeto de produção de peças de celulose moldada está previsto arrancar com a produção no primeiro semestre de 2024. Esta fábrica terá uma capacidade inicial de 100 milhões de peças, com possibilidade de se fazerem aumentos de capacidade nos anos seguintes.

O prémio Nacional de Inovação agora atribuído vem reconhecer a importância do Eucalyptus globulus como elemento fundamental num novo paradigma de soluções sustentáveis a partir da floresta nacional.