Papel: a escolha natural dos consumidores europeus

1 de Setembro 2025

Seja para ler um livro, uma revista, indicações médicas ou bulas de medicamentos, os consumidores europeus preferem o suporte físico. No que toca às embalagens, a consciência de que o papel é uma opção sustentável, compostável e biodegradável está a torná-lo a escolha natural.

Gostar mais de ler em papel do que em ecrãs é uma tendência em crescimento na Europa. Segundo o estudo Two Sides Trend Tracker 2025, 65% dos consumidores europeus preferem os livros impressos (eram 53% em 2021) e 48% privilegiam revistas em papel (face a 35% em 2021).

Também no consumo de notícias, o formato físico ganha terreno: 45% dos inquiridos afirmam compreender melhor a atualidade quando leem em papel, comparativamente à leitura em meios digitais. Não surpreende, por isso, que 49% dos consumidores vejam com preocupação o desaparecimento de jornais impressos.

Quando estão em causa documentos e informações importantes, o papel transmite uma segurança acrescida. A sua fiabilidade não depende de dispositivos, palavras-passe ou ligação à internet. A facilidade de acesso e a permanência do formato impresso são, por isso, muito valorizadas:

• 47% preferem bulas ou instruções de medicamentos em papel;
• 36% querem a versão impressa da informação emitida por médicos e hospitais;
• 33% preferem a tangibilidade das declarações fiscais em suporte físico.

Pelo direito à escolha  

Outro dado expressivo do relatório da Two Sides é a vontade dos europeus de manter o direito de escolher como recebem documentos e informações: 76% defendem a liberdade de optar e rejeitam a imposição do formato digital. Além disso, 57% manifestam crescente preocupação com a segurança das suas informações pessoais quando veiculadas por via eletrónica.

Quanto às justificações relacionadas com a proteção ambiental, tantas vezes apresentadas pelas empresas para legitimar a digitalização obrigatória, 56% dos consumidores europeus não acreditam que tenham fundamentos válidos. A Two Sides relembra, a este propósito, os resultados da sua campanha global contra o greenwashing, que levou mais de 1300 organizações a remover ou corrigir declarações enganosas como “Opte por faturas eletrónicas, salve uma árvore”.

Para levar? Só se for em papel.

O papel é tendência também na área da embalagem, graças à sua compostabilidade, reciclabilidade e menor impacto ambiental comparativamente a materiais de origem fóssil. O Two Sides Trend Tracker 2025 revela que:

  • 53% dos consumidores europeus preferem embalagens de papel por as considerarem uma melhor escolha para o ambiente;
  • 62% preferem que os produtos encomendados online sejam entregues em embalagens de papel.

Quando desafiados a escolher entre papel/cartão, plástico, vidro ou metal, tendo em conta atributos ambientais, visuais e físicos, o papel/cartão surge como a opção favorita em 9 das 15 categorias avaliadas. O vidro lidera em quatro, enquanto o metal e o plástico apenas em uma cada.

Quanto à responsabilidade pela redução da utilização de embalagens de uso único não recicláveis, 39% dos consumidores europeus acreditam que esta cabe sobretudo aos governos e às autoridades locais.

Apesar de uma consciência crescente de que o papel é uma solução renovável, reciclável, amplamente recolhida, compostável e naturalmente biodegradável, ainda persistem perceções erradas na opinião pública. O relatório sublinha, por isso, a importância de continuar a investir em literacia sobre a floresta, o ciclo de vida dos materiais de embalagem e a verdadeira sustentabilidade do papel.

Sobre o estudo Two Sides Trend Tracker 2025

👉 Promovido pela Two Sides, organização global sem fins lucrativos que promove os benefícios únicos, ao nível da sustentabilidade, da impressão, do papel e das embalagens produzidas a partir deste material renovável.

👉 Realizado por uma empresa independente em janeiro de 2025, com a participação de 12.400 consumidores de 17 países, dos quais 10 europeus (Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Itália, Noruega, Suécia e Reino Unido).