Mensagens com vida

23 de Março 2022

Pode fazer o seu próprio papel semente, para enviar postais, convites, bilhetes e notas, aos quais, depois, basta juntar terra e água para que nasçam flores, ervas aromáticas ou até vegetais.

Vai precisar de:



1 moldura com pano ou rede de nylon (um bastidor de bordar, caso o tenha, serve na perfeição)

1 liquidificador ou varinha mágica

1 tabuleiro com bordo, suficientemente grande para colocar a moldura em cima

1 tigela grande

1 colher

1 toalha velha

1 tesoura

Papel picado não brilhante

1 pacote de sementes à escolha

Água morna

Corante alimentar natural (opcional)

 

1 – Corte o papel



Pegue nos papéis a reciclar e corte-os em pedaços pequenos, à mão ou com uma tesoura (os pedaços não devem ser maiores do que, sensivelmente, um centímetro e meio). Serve qualquer tipo de papel, desde que não tenha acabamento brilhante.

2 – Ponha-o de molho



Encha uma tigela com água morna, adicione os pedaços de papel rasgado e deixe de molho durante a noite.

3 – Liquidifique



No liquidificador – ou na própria taça, caso vá usar a varinha mágica –, junte mais um pouco de água, se necessário, e misture até formar uma pasta espessa.

4 – Dê-lhe cor



Se quiser papel colorido, junte à pasta algumas gotas de corante alimentar natural e misture novamente, para distribuir a cor. (Para um papel avermelhado pode, por exemplo, cozer beterraba e utilizar a água para a mistura.)

 

5 – Despeje a pasta



Precisa de uma camada uniforme de pasta no pano ou rede de nylon. Coloque a moldura equilibrada nas bordas do tabuleiro, de forma a que o líquido em excesso escorra para lá. Despeje a pasta de papel para a o pano (se estiver muito grossa ou seca, adicione um pouco de água, para “soltar”, antes deste passo). Certifique-se de que o pano está coberto por igual – pode utilizar uma colher para a distribuir bem.

6 – Coloque a moldura na toalha



Estenda a toalha velha numa superfície plana. Coloque a moldura com a pasta para cima, para que a humidade seja absorvida pela toalha.

 

7 – Adicione as sementes



Polvilhe as sementes escolhidas na pasta, sem a cobrir por completo. Pressione suavemente, para que não caiam quando o papel secar. Pode polvilhar ao acaso, ou, se estiver a sentir-se inspirado, pode criar um desenho com as sementes.

 

8 – Deixe secar



Pegue na moldura e vire-a com a pasta para baixo, mas sem tocar na toalha. Permita que a pasta de papel caia suavemente da tela sobre a toalha – não force nem tente “descascar”, para não rasgar. Deixe o papel secar na toalha por, pelo menos, 24 horas. Caso esteja a fazer apenas uma folha, pode deixar secar na tela.

 

 

9 – Utilize a gosto!



Verifique se o papel está completamente seco. Caso tenha “encaracolado” nas pontas, coloque peso em cima (alguns livros, por exemplo) para alisar. Depois, é só dar-lhe o uso que pretender: enfeites de Natal biodegradáveis para a sua árvore, confetes ecológicos, etiquetas, cartões de visita, postais, cartas… Use o lado não semeado para escrever, de preferência com tinta não tóxica.

Plantar o papel semente? Nada mais fácil. Se for uma folha grande, deve rasgá-la em pedaços mais pequenos. Depois, basta pegar num desses pedaços e colocar diretamente num canteiro ou num vaso, cobrindo-o com terra e um pouco de água.