Uma Páscoa mais sustentável

3 de Abril 2023

À semelhança de outras épocas festivas, a Páscoa é uma quadra de reencontros, viagens, troca de presentes, maior consumo e, por isso, depressão aumentada sobre o planeta. É, portanto, um período crítico em que importa ter especial cuidado no esforço de reciclar, reutilizar e evitar desperdícios. 

Manter presente a preocupação de evitar os plásticos de uso único (ou os materiais não recicláveis ou biodegradáveis) já será um contributo relevante para aliviar a pressão e contrariar o aumento na produção de resíduos. Sabia que a poluição por plásticos é o fator responsável pela morte de mais de 1 milhão de aves marinhas e 100 mil mamíferos marinhos por ano? A quantidade de plástico que chega a estes ecossistemas, atualmente, atinge os 11 milhões de toneladas por ano. Um consumo responsável, que está ao nosso alcance, pode contribuir para fazer baixar estes números.

Mas há outras formas de cuidar do ambiente, sem perder o espírito festivo. Damos-lhe uma ajuda para conseguir que a sua Páscoa seja mais sustentável:

 

Atenção às embalagens

Em vez dos plásticos, celofanes e papéis com brilhos e efeitos metálicos, faça embrulhos com papel do tipo certo – aquele que pode ser reciclado – ou reutilizando tecidos.

 

Faça você mesmo

Reaproveite materiais e utensílios já existentes, como têxteis, papel, fitas ou frascos para fazer decorações e presentes.

Em vez de adquirir decorações que vêm do outro lado do mundo, com uma grande pegada ambiental pelo transporte em longas distâncias, opte por fazer grinaldas decorativas em papel, coroas para a porta, caixinhas para presentes ou postais com mensagens personalizadas.

Se organizar uma caça aos ovos da Páscoa para as crianças, ao escolher os ovos e os brindes, opte por elementos biodegradáveis, de papel ou madeira.

 

Prefira folares, ovos e chocolates artesanais

Esta escolha incentiva as práticas mais sustentáveis ​​na agricultura. Além de que os ovos artesanais são, geralmente, disponibilizados em embalagens produzidas com materiais que têm menor impacto no ambiente.

 

Dê preferência a produtos com selos de certificação sustentável

Ao escolher os seus chocolates para a Páscoa, verifique se têm selos de certificação que garantem que o cacau utilizado na produção do chocolate foi cultivado de forma responsável e sustentável.

 

Comida: dose certa, tempo certo e local certo

Prefira ingredientes locais e sazonais. Desta forma, estará a contribuir para reduzir a pegada de carbono associada ao transporte.

Evite o desperdício alimentar, tendo o cuidado de planear cuidadosamente as refeições, evitando o excesso de comida e armazenando corretamente os alimentos que sobrarem.

 

Lixo bem separado

No final da festa, os cuidados não terminam. Tenha especial atenção à separação das embalagens, de forma a minimizar o impacto ambiental das reuniões familiares:

Ecoponto Azul: embalagens de papel e de cartão, como as caixas dos ovos e os sacos da farinha e do açúcar;

Ecoponto amarelo: embalagens de plástico e de metal, como o papel metalizado que embrulha os ovos de chocolate, pacotes de leite e sacos das amêndoas;

Ecoponto verde: garrafas e frascos de vidro vazios.

 

Viagens mais “verdes”

Tenha em atenção a pegada de carbono das suas viagens, optando, sempre que possível, pelo comboio em vez do avião ou do carro próprio, sobretudo se for a gasolina ou a diesel. No caso do avião, os impactos das emissões são tanto mais elevados quanto mais curtas as viagens.