Reciclagem: as regras e as exceções

14 de Outubro 2024

Encaminhar os resíduos para o ecoponto certo parece fácil. Mas será que, além de conhecermos as regras, sabemos respeitar todas as exceções?

A circularidade é um conceito-chave num momento em que a Humanidade procura modelos de desenvolvimento mais sustentáveis, que respeitem e protejam o equilíbrio ambiental. Neste contexto, a reciclagem é um pilar fundamental, ao permitir que uma quantidade significativa de resíduos entre de novo no ciclo produtivo. E, ao contrário de outras estratégias igualmente incontornáveis, não depende apenas de vontades políticas ou das decisões concertadas das lideranças dos países. Atingir as metas propostas para a reciclagem de cada material depende, em grande parte, da ação responsável de cada um de nós.

Apesar de, aparentemente, já todos conhecermos, de trás para a frente, os princípios básicos da separação de resíduos – e como devemos encaminhá-los para a reciclagem –, a verdade é que, por vezes, surgem dúvidas. E não basta conhecer as regras, é preciso também estar por dentro das exceções. Confira se está a cumprir bem o seu papel.

 

No ecoponto só entram embalagens 

Esta é a regra. Os ecopontos fazem parte do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE) e os resíduos que não sejam embalagens devem ser encaminhados para outros destinos ou pontos de recolha. A reciclagem de embalagens é especialmente relevante, uma vez que este segmento representa uma parte significativa da globalidade dos resíduos gerados diariamente. Segundo a Sociedade Ponto Verde, as embalagens correspondem a cerca de 20% de todos os Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) que produzimos. Mas existem exceções importantes, que devem ser encaminhadas para o ecoponto azul.

⚠️ Exceção: Apesar de não serem embalagens, os jornais e revistas, bem como livros, cadernos e papel de impressão usado, podem (e devem) ser colocados no ecoponto azul – que está, além disso, preparado para receber todas as embalagens de papel e cartão. O papel é um dos materiais mais reciclados em Portugal e com melhor desempenho face às metas. Segundo dados do SIGRE, em 2023, foram recolhidas 148.630 toneladas de papel e cartão, o que representa um aumento de 4% face ao ano anterior. Na União Europeia, a taxa de reciclagem de papel foi, em 2023, de 79,3% de todo o papel consumido nesse ano (CEPI, Key Statistics 2023).

 

No ecoponto verde só entra vidro

No ecoponto verde só deve ser colocado o vidro considerado embalagem: garrafas, frascos e boiões. Outros objetos ou resíduos de vidro (ou similares) NÃO devem ser colocados no ecoponto verde: é o caso de copos, jarras, loiças, artigos de cerâmica ou porcelana, espelhos, vidros de janelas e lâmpadas.

⚠️ Exceções: Há um objeto metálico que pode entrar no ecoponto verde: as tampas de metal ou caricas devem ser colocadas nas garrafas de vidro antes de as encaminharmos para a reciclagem. Esta exceção tem a ver com o cumprimento de uma regra talvez menos conhecida: se a tampa tem um tamanho inferior a 5 cm deve sempre acompanhar a sua embalagem na ida para o ecoponto.

Da mesma forma, os frascos de perfume devem ser colocados no ecoponto verde – mesmo que o dispensador não seja amovível –, tal como os frascos de desodorizante com o roll-on integrado.

 

E se as embalagens estiverem sujas? 

No ecoponto amarelo devem ser colocadas as embalagens de plástico e de metal e os pacotes de bebidas. Outros objetos de plástico ou metal, que não sejam embalagens, não devem ser colocados no ecoponto amarelo – aqui não há exceções! Mas há uma dúvida que surge habitualmente: “E se a embalagem estiver suja? Devo lavá-la? Não devo colocá-la no ecoponto?”

O ecoponto amarelo aceita embalagens sujas e nenhuma embalagem tem de ser lavada antes de ali ser colocada. Seja uma garrafa de óleo, uma lata de atum, uma embalagem de iogurte ou uma caixa de esferovite que conteve carne ou peixe.

E as caixas de pizza? Podem, sim, ir para o ecoponto azul, depois de as livrarmos de todos os resíduos alimentares que seja possível retirar. Todas as caixas de cartão devem ter como destino o ecoponto azul – e as da pizza não são exceção.

 

Ainda tem dúvidas?

A Sociedade Ponto Verde está disponível para o informar. Além da linha Ponto Verde 210 102 480 e do email info@pontoverde.pt, tem agora também hipótese de esclarecer as suas dúvidas por WhatsApp (+351 914 619 286) com o Gervásio, personagem criada especificamente para promover as boas práticas de separação de resíduos.

Jornais e revistas, livros, cadernos e papel de impressão usado, podem (e devem) ser colocados no ecoponto azul – que está, além disso, preparado para receber todas as embalagens de papel e cartão. O papel é um dos materiais mais reciclados em Portugal e com melhor desempenho face às metas.