Sementeiras amigas dos polinizadores

20 de Maio 2024

Para promover a biodiversidade, é preciso ter em conta o papel crucial dos insetos polinizadores. É o que está a acontecer na região de Pegões, num projeto que os “convida” a ficar, através de plantas que são do seu especial agrado. 

As espécies de insetos polinizadores encontram-se em preocupante declínio a nível mundial, com graves consequências para o equilíbrio dos ecossistemas e para a produção agrícola. Na Herdade de Espirra, em Pegões, distrito de Setúbal, a The Navigator Company, mentora do projeto My Planet, está a implementar um projeto de requalificação que pretende, através da melhoria dos habitats, promover um aumento da biodiversidade. Os polinizadores, enquanto peça chave para o equilíbrio dos ecossistemas, não foram esquecidos e estão a ser atraídos para a Herdade, através de sementeiras de plantas específicas.

Num primeiro ensaio, procurou-se perceber o impacto destas sementeiras na diversidade e aumento das populações das espécies polinizadoras. A monitorização dos resultados foi realizada pela Associação Clube Xzen, que fez o levantamento das populações de insetos em duas parcelas de terreno: uma onde foram semeadas várias espécies de plantas que atraem polinizadores, e outra sem qualquer intervenção.

Na parcela semeada foi detetado quase o dobro das espécies registadas na parcela não semeada, destacando-se a presença de vários percevejos (Hemiptera), borboletas (Lepidoptera) e joaninhas (Coleoptera), pela maior presença de flores. Foi possível concluir que a sementeira de espécies florísticas aumentou consideravelmente a biodiversidade de polinizadores no local.

Várias atividades e espécies em harmonia

A Herdade de Espirra, propriedade de The Navigator Company, estende-se por cerca de 1.700 hectares e integra várias atividades e ocupações do solo, que coexistem em harmonia: a área florestal é composta por 600 hectares de eucaliptos, 500 de sobreiros e ainda 300 de pinheiro-manso. Além da produção de madeira, cortiça e pinhão, há lugar para o pastoreio, os viveiros florestais e múltiplos habitats naturais e linhas de água, alguns dos quais fazem parte da Rede Natura 2000.

A sementeira de espécies florísticas fez aumentar consideravelmente a biodiversidade de polinizadores, destacando-se vários percevejos, borboletas e joaninhas.