O que acontece quando se aplica a mais avançada tecnologia de realidade aumentada e video mapping a um grande projeto de educação ambiental?
Pode acontecer um Transformarium. Este centro inovador, dedicado à sensibilização para a reciclagem e a economia circular, foi recentemente inaugurado em Cabra Figa, Rio de Mouro (concelho de Sintra), e dirige-se sobretudo à comunidade escolar. Destinado a crianças dos 4 aos 12 anos, promete uma experiência imersiva e interativa, tornando a aprendizagem sobre sustentabilidade mais envolvente e cativante.
Este projeto resulta de uma parceria entre a Novo Verde e a ERP Portugal, duas entidades gestoras de resíduos. A primeira foca-se na reciclagem de embalagens, enquanto a segunda gere resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE), bem como pilhas e baterias.
O novo espaço educativo pretende sensibilizar os mais novos para a importância da correta separação e encaminhamento dos resíduos, recorrendo a uma abordagem lúdica e estimulante. Assume-se como um espaço dinâmico, onde as crianças podem tornar-se mestres da sustentabilidade e agentes ativos no cumprimento das metas nacionais nesta matéria.
Experimentar e espreitar
O Transformarium tem capacidade para 25 pessoas por sessão e espera receber cerca de cinco mil crianças por ano. O mergulho no mundo da reciclagem é feito através do percurso por um circuito que tem a duração aproximada de uma hora e meia. Uma viagem onde são explorados os três fluxos de reciclagem – embalagens, REEE e pilhas e baterias – e o correto encaminhamento de cada categoria de resíduos.
Ao longo do circuito, as crianças contarão com a companhia das mascotes da Novo Verde e da ERP Portugal. O Transformarium surge, assim, como uma nova casa para o Verdão e o Depositrão, que aqui ganham vida através da realidade aumentada.
De forma a completar a experiência imersiva, e uma vez que o Transformarium está situado junto a um centro de triagem de REE, as crianças podem observar, através de uma parede envidraçada, o funcionamento real do processo de recolha de resíduos de equipamentos elétricos, eletrónicos, pilhas e baterias, permitindo uma melhor compreensão de como a sua participação ativa no processo é relevante.