Um papel importante na sustentabilidade

14 de Outubro 2022

“Os sacos de papel são ótimos companheiros de compras”. O tema deste ano do Dia Europeu do Saco de Papel foca-se na sua resistência, que lhe permite carregar uma grande variedade de produtos e ser reutilizado por diversas vezes. Mas há muito mais vantagens para conhecer.

O mundo enfrenta mudanças mais ou menos radicais, relacionadas com a globalização, o aumento populacional, as alterações climáticas ou a escassez de matérias-primas, que colocam pressão nos recursos naturais do planeta. E os consumidores estão cada vez mais atentos e conscientes, procurando adotar estilos de vida sustentáveis, que os posicionem do lado da solução e não do problema.

O uso de sacos de papel é uma expressão desta atitude responsável, que procura satisfazer as necessidades atuais, mas sem comprometer o futuro – renovável, reutilizável, reciclável e biodegradável, o papel tem vantagens extraordinárias em termos ambientais.

Os sacos de papel…

… são naturais e biodegradáveis

A matéria-prima utilizada na produção do papel – a madeira – é um recurso natural renovável e em constante crescimento. Devido às suas características naturais, quando, por lapso, acabam na natureza, os sacos de papel degradam-se em pouco tempo.

… são reutilizáveis e recicláveis

As fibras virgens de celulose usadas nos sacos de papel garantem-lhes uma elevada resistência mecânica. A sua durabilidade pode ser medida de acordo com a norma de teste europeia EN 13590:2003, um sistema de certificação de qualidade que garante que podem suportar um determinado peso e volume. Graças à sua resistência, os sacos de papel podem ser reutilizados várias vezes nas nossas idas às compras, antes de serem reciclados.

Essa possibilidade, de serem reciclados, é outra das suas vantagens. Com uma taxa de reciclagem de 71,4% em 2021(1), a Europa é líder mundial na reciclagem de papel, com 57,1 milhões de toneladas. E os sacos fazem parte desta cadeia.

… têm origem em florestas geridas de forma sustentável

Na Europa, a madeira usada como matéria-prima para produzir sacos de papel é maioritariamente proveniente de florestas geridas de forma sustentável. Além disso, todos os anos crescem mais árvores nas florestas europeias do que as que são colhidas, graças à ação da indústria de pasta e papel. Entre 1990 e 2020, a área de florestas na Europa aumentou 9%, totalizando 227 milhões de hectares(2).

A gestão florestal sustentável mantém a biodiversidade e os ecossistemas, fornece habitat para a vida selvagem, bem como áreas de lazer e empregos.

… armazenam CO2

As árvores absorvem CO2 da atmosfera e emitem oxigénio. Na região europeia, o sequestro médio anual de carbono atingiu 155 milhões de toneladas entre 2010 e 2020, o que corresponde a cerca de 10% das emissões brutas de gases com efeito de estufa(3). O papel, enquanto produto derivado da madeira, continua a armazenar carbono ao longo da sua vida útil – um tempo que se estende quando é reciclado.

gKraft Bag: o melhor papel para os melhores sacos

O papel para embalagens da marca gKraft, produzido pela The Navigator Company, mentora do projeto My Planet, é a resposta da empresa ao imperativo ambiental de contribuir para acelerar a transição do uso do plástico de origem fóssil para a utilização de fibras naturais, sustentáveis, recicláveis e biodegradáveis.

O gKraft tem como elemento diferenciador o facto de ser produzido com recurso a fibra virgem de eucalipto globulus, proveniente de florestas com gestão responsável e certificação. As características particulares deste eucalipto, em comparação com outras fibras celulósicas, permitem:

  • Um menor consumo de madeira para produzir a mesma quantidade de papel (com recurso ao pinheiro nórdico, por exemplo, pode chegar a consumir-se o dobro da madeira);
  • Maior compostabilidade (devido ao menor teor de lenhina);
  • Maior reciclabilidade (até 150% mais, quando comparado com outras folhosas);
  • Geração de reciclados de melhor resistência.

E, porque utiliza apenas fibra virgem na sua produção, o papel gKraft tem ainda o benefício acrescido da segurança e higiene alimentar: ao contrário da fibra reciclada, evita qualquer perigo de contaminações, sendo mais saudável e mais seguro para contacto com a pele e com alimentos.

Dentro desta gama, a submarca de papéis para saco chama-se gKraft Bag. Destina-se à produção de vários sacos, saquetas, pacotes, e até alguns envelopes de alta resistência, utilizados, por exemplo, no e-commerce.

Disponível nas tonalidades Branco, Natural ou Castanho, e em várias gramagens, o papel gKraft Bag é utilizado por grandes marcas internacionais nos seus sacos de compras, como a Zara, Intimissimi, Victoria’s Secret, Desigual, Nike, Museu Cristiano Ronaldo e Real Madrid. E também por cadeias de retalho alimentar como Modelo/Continente, Lidl ou Pingo Doce. Também serve para produzir saquetas ou pequenos sacos para setores tão diversos como farmácias, restaurantes, padarias e confeitarias. Na indústria de enchimento, a farinha Branca de Neve e o arroz Cigala são alguns dos produtos que utilizam sacos de papel gKraft. Tem também aplicações industriais, como, por exemplo, os sacos de cimento ou sacos de areia para higiene animal.

Na concretização do seu propósito corporativo, a The Navigator Company pretende tornar-se uma referência no desenvolvimento de produtos de base florestal para substituição dos artigos de origem fóssil, contribuindo para a resposta aos desafios das alterações climáticas: “São as pessoas, a sua qualidade de vida e o futuro do planeta que nos inspiram e nos movem”.

O Dia Europeu do Saco de Papel celebra-se todos os anos a 18 de outubro. Foi lançado pela plataforma “The Paper Bag”, em 2018, e tem como objetivo consciencializar os consumidores sobre os sacos de papel como embalagens sustentáveis e eficientes, que contribuem para combater as alterações climáticas e a poluição ambiental.