Verão de São Martinho: mais do que uma lenda

11 de Novembro 2024

Segundo a tradição, devemos agradecer a costumeira pausa no frio e na chuva do outono a um gesto generoso do santo. De acordo com a ciência que estuda o clima, há um bloqueio da Frente Polar a justificar este “milagre”.

Em todo o sul da Europa, de Portugal à Grécia, passando por Espanha e França, o fenómeno é conhecido: de repente, o tempo de outono dá lugar a alguns dias de temperaturas amenas e sol radioso, por alturas do feriado de São Martinho, que se celebra a 11 de novembro. A expressão “Verão de São Martinho” tem origem numa lenda associada a este santo. Mas será que a lenda ganhou força devido apenas ao poder do imaginário popular? Ou estará ela também relacionada com um fenómeno climático que é real?

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), este período do outono em que “os dias são de sol” e “as noites são estreladas, calmas e frias, levando à formação das primeiras geadas”, representa um “evento climático”, que tem uma “explicação meteorológica”.

Estamos em plena transição entre o verão e o inverno, fase em que acontece a união do anticiclone subtropical do Atlântico Norte (Anticiclone dos Açores) com o Anticiclone da Sibéria. Durante este processo, explica o IPMA, a variabilidade do estado do tempo é elevada, com sucessivas passagens da Frente Polar. O que acontece é que há uma fase em que ocorre “um abrandamento e até uma inversão do fluxo zonal (de oeste) em altitude. Tal inversão traduz-se num enfraquecimento, ou mesmo bloqueio, da Frente Polar sobre a Europa do Sul”. Assim, verifica-se, por vezes, “a predominância de dias com menos nebulosidade e menos precipitação, ou seja, uma relativa melhoria do estado do tempo”.

Este pequeno “verão” dentro do outono deu também origem, em Espanha, à expressão “veroño”.

O fenómeno não é, contudo, garantido. Ou seja, não acontece todos os anos e a sua duração e intensidade são muito variáveis. O verão de São Martinho pode “falhar”, porque depende igualmente de outros fatores, como a temperatura da água do mar. No atual contexto de alterações climáticas, com uma tendência para outonos e invernos mais quentes, o fenómeno pode deixar de ser tão evidente ou ocorrer de forma menos típica.

O que diz a lenda?

São Martinho de Tours foi um soldado romano que viveu no séc. IV. Reza a lenda que, num dia frio e chuvoso, dividiu o seu manto em duas partes, entregando metade a um mendigo que encontrou, enregelado, no seu caminho. Deu-se então o milagre, quando o tempo mudou: o frio abrandou e parou de chover. Segundo a tradição, os dias de clima mais ameno serão uma recompensa divina pelo gesto generoso daquele que acabaria por ser canonizado pela igreja católica.

Em plena transição entre o verão e o inverno, pode ocorrer temporariamente um enfraquecimento ou mesmo bloqueio da Frente Polar sobre a Europa do Sul. Acontece então um período de dias de sol, temperaturas amenas e noites estreladas.