Há projetos de turismo a abrir caminho para um mundo em que as viagens funcionam em prol do planeta e não contra ele.
Quando se trata de meio ambiente, as viagens têm um grande impacto, nomeadamente devido à sua contribuição para as emissões de gases com efeito de estufa. Mas, por outro lado, boa parte da economia mundial depende do turismo – em 2022, representou 7,6% do PIB mundial, segundo dados do World Tourism & Travel Council.
A boa notícia é que é possível conciliar o prazer de viajar, bem como o contributo desta atividade para a dinamização da economia, com as preocupações ambientais. Inspiremo-nos nos Global Vision Awards, iniciativa da revista Travel + Leisure que, pelo terceiro ano consecutivo, homenageou uma seleção de projetos pioneiros nesta conciliação. Os editores da revista justificam as suas escolhas afirmando que se trata de “25 inovadores que estão a conduzir o mundo para um futuro mais sustentável – quer estejam focados em eliminar o desperdício de alimentos, em criar igualdade nas oportunidades de emprego dos funcionários do setor hoteleiro, ou em preservar habitats de vida selvagem em risco”.
Vale a pena conhecer algumas das experiências premiadas, que estão a mostrar como as viagens podem estender o seu impacto positivo à promoção da sustentabilidade, nas suas múltiplas vertentes: ambiental, social e económica.
Férias numa ilha privada, sem culpas
A escolha do hotel perfeito é essencial em qualquer planeamento de uma viagem. Que tal numa ilha privada nas Caraíbas? O novo resort Aerial BVI, nas Ilhas Virgens Britânicas, tem 14 quartos construídos parcialmente com conchas e pedras locais, só usa veículos elétricos, e os seus jardins de ervas e vegetais fornecem ingredientes para as refeições, focadas no conceito de bem-estar e saúde. Os hóspedes podem colaborar na limpeza dos corais e noutros projetos de conservação. Parte dos lucros vão para a organização Aerial Recovery, que dá apoio em caso de desastres naturais, opera em prol do fim do tráfico humano e de programas educativos em países em vias de desenvolvimento.
Porque a sustentabilidade não é só ambiental
No portefólio Beyond Green, iniciativa do Preferred Travel Group, pode fazer a sua reserva a partir de uma lista de hotéis que cumprem um conjunto rigoroso de critérios inspirados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas para o turismo responsável. “Um dos nossos principais objetivos é alargar a ideia de que as viagens sustentáveis se referem apenas a operadores amigos do ambiente”, advoga o Grupo: “Também significa apoiar o património natural e cultural e providenciar benefícios tangíveis às comunidades locais”. Os proprietários do Coulibri Ridge, na Ilha Dominica, por exemplo, ajudaram os locais a reconstruir as suas casas após a destruição do Furacão Maria. Os hóspedes que participarem nas atividades Beyond Green desta lista de hotéis, como palestras de paleontologia no Three Camel, na Mongólia, ganham pontos extra de fidelidade.
Ir até ali salvar uma espécie em vias de extinção
É também possível viajar pelo mundo e, ao mesmo tempo, contribuir de forma positiva para preservar ecossistemas frágeis. Um dos projetos galardoados pelos Global Vision Awards 2023, o Coral Vita, vende os seus serviços de restauro de recifes de corais às companhias de cruzeiros e aos hotéis locais das Bahamas. Os turistas podem descobrir como é possível fazer crescer estes animais a cerca de 50 vezes a velocidade natural.
No Quénia, a organização OL Pejeta Conservancy promove, em 445 quilómetros quadrados no Laikipia Plateau, um santuário de vida selvagem com vários campos e cabanas de safari de luxo. Os hóspedes têm a possibilidade de ver espécies em extinção, como os últimos rinocerontes brancos – duas fêmeas que produziram já 22 embriões com tecnologia de reprodução assistida — e participar em atividades de conservação, como seguir e monitorizar leões com localizador e conhecer as unidades caninas de combate à caça furtiva.
Conheça aqui os restantes premiados dos Global Vision Awards 2023 e inspire-se para as férias.