O futuro escrito em papel

18 de Setembro 2020

Numa altura em que a Europa e o Mundo começam a acordar para a importância da floresta e dos recursos sustentáveis na luta contra as alterações climáticas, o papel conquista um novo protagonismo.

Presente no quotidiano da humanidade há mais de 2000 anos, é em papel que se escreve agora uma nova história de sustentabilidade, assente em produtos com origem em matérias-primas renováveis, capazes de substituir os de proveniência fóssil, como o plástico.

Para além da sua reciclagem e biodegradabilidade enquanto produto, o papel está também no centro de uma atividade produtiva que contribui para a florestação e para a gestão sustentável deste recurso natural, que é fundamental na retenção de carbono feita pelas árvores.


Um recurso natural e renovável

As florestas são um importantíssimo sumidouro de CO2, mitigando as emissões deste gás de efeito estufa. A madeira utilizada para fabrico de papel é proveniente de florestas renováveis e plantadas para esse fim, com sistemas de gestão certificados. Na verdade, quanto mais papel for utilizado no mundo, mais área de floresta haverá.


Esta cadeia não pode parar

Como acontece com qualquer fibra, também o papel não se pode reciclar eternamente. É indispensável a utilização de madeira no início do ciclo.

A fibra de madeira utilizada para fazer papel desgasta-se com o uso e, por isso, só é reciclada em média 3,6 vezes. Cada fibra pode repetir-se por 4 ou 5 produtos, numa cadeia em cascata que começa no papel feito de fibra virgem – por exemplo, o papel premium de escritório – e termina em produtos de fibra reciclada, como é o caso do cartão de embalagem. Na falta de fibra virgem, fica irremediavelmente comprometido todo o ciclo.


72% Taxa de reciclagem

Na Europa, em 2019, a taxa de reciclagem de papel e cartão atingiu os 72%. Como cerca de 20% do papel não é reciclável (livros ou documentos arquivados, papéis sanitários, papel moeda, etc.), a Europa está já a 90% da taxa máxima teórica de reciclagem.


30 dias é o tempo de vida de um saco de papel no ambiente

Um saco de papel pode levar até um mês a biodegradar-se, enquanto um saco de plástico pode levar 20 anos a degradar-se no oceano (o plástico não desaparece do ambiente pois fraciona-se em pequenas partículas).

Fontes: European Paper Recycling Council (EPRC) | Confederation of European Paper Industries (CEPI) | https://earthrespect.wordpress.com/2015/09/17/how-long-until-its-gone/ | https://www.twosides.info/european-forests/