13 parques naturais para todos os gostos

24 de Maio 2021

Todos têm ecossistemas onde a biodiversidade tem sido preservada. É por isso que foram classificados como parques naturais. Mas estes destinos nacionais têm diferentes atrativos. Conheça-os melhor.

O 13 é um número da sorte para o ambiente e o lazer: é a quantidade de áreas protegidas classificadas como “parque natural” que existem de norte a sul de Portugal Continental. Todos justificam a sua visita, mas nós facilitamos-lhe a vida, ao sugerir uma “temática” para cada um. Escolha os que melhor correspondem às suas preferências de viagem.

Eu gosto é de cascatas!
Parques: Alvão | Serra de São Mamede

No primeiro, em Mondim de Basto, encontra as Fisgas de Ermelo, uma das maiores cascatas de Portugal, com um desnível de 200 metros de extensão.

Já na maior cadeia montanhosa do Sul, o Alentejo oferece inúmeras quedas de água. As de mais fácil acesso são as do Pego do Inferno, mas há mais uma na ribeira de Arronches, outra junto à aldeia de Rabaça e uma quarta em Monte Sete.

Olha o passarinho?
Parques: Ria Formosa | Tejo Internacional

Os amantes de birdwatching encontram na Ria Formosa a galinha-sultana, o símbolo da reserva que é lar para várias outras aves aquáticas.

Na Beira Interior, ao longo do maior rio português, o matagal mediterrânico e as florestas de eucaliptos e sobreiros são o local perfeito para espécies como a cegonha-preta e o abutre-do-Egito.

Daqui cheira a mar
Parques: Serra da Arrábida | Litoral Norte | Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

A vista é deslumbrante das estradas panorâmicas da Arrábida, mas as suas praias, como o Portinho, também.

O Litoral Norte tem 16 km de costa, com sistemas de recife e dunas, moinhos e os estuários dos rios Cávado e Neiva.

Na Rota Vicentina, veem-se inúmeros habitats naturais, mas a zona costeira, com arribas e falésias, praias, dunas e barrancos, tem mais encanto.

Com história e tradições
Parques: Serra da Estrela | Montesinho | Sintra-Cascais

A Serra da Estrela não tem só a única pista de esqui do país. A região procura preservar o património cultural, desde o pastoreio e a produção do queijo artesanal, à raça de cão batizado com o mesmo nome.

Na Terra Fria Transmontana, o parque de Montesinho acolhe mais de 90 aldeias típicas onde a atividade humana convive com a natureza.

Sintra é património cultural da UNESCO e as suas quintas e palácios coexistem com locais naturais imponentes, como o Cabo da Roca.

Destas grutas não saio
Parque das Serras de Aires e Candeeiros

Estas serras calcárias do centro do país ganharam fama com as suas grutas. As de Mira de Aire foram eleitas uma das sete maravilhas de Portugal e são as maiores do país, com 11 km. Mas existem ainda as de Santo António, de Alvados e o Algar do Pena.

Relaxar numa praia fluvial
Parques: Vale do Guadiana | Douro Internacional

A Praia Fluvial da Tapada Grande, em São Domingos, Mértola, é um oásis no Baixo Alentejo. Tem areal com chapéus-de-sol, balneários, snack-bar, restaurante, parque infantil e parque de merendas.

A norte, a praia fluvial da Congida, na Barragem de Saucelle, junto à fronteira com Espanha, está situada num complexo que inclui piscina flutuante na albufeira, piscinas municipais, equipamentos de apoio e um cais fluvial de onde partem passeios turísticos pelo Douro.

Legenda Fotográfica
Parque Natural do Tejo Internacional