E se comprar arte pudesse ajudar na conservação da natureza?

20 de Dezembro 2021

A iniciativa Vital Impacts quer angariar 1 milhão de dólares através da venda online de obras de 100 dos melhores fotógrafos do mundo, e até Jane Goodall contribuiu.

E se no meio do espírito mais consumista desta época do ano, uma compra pudesse ser ao mesmo tempo solidária, única, um investimento e uma prenda com significado? E ainda ser de uma enorme beleza estética e ter uma história por detrás? Interessado? Então, o que procura está no site Vital Impacts.

Esta iniciativa sem fins lucrativos, criada pela fotógrafa premiada Ami Vitale e pela fotojornalista Eileen Mignoni, pretende, através da fotografia e de imagens poderosas que contam histórias, apoiar organizações que trabalham para proteger espécies e habitats ameaçados.

A primeira venda online de angariação de fundos está “no ar” até 31 de dezembro e inclui obras de 100 dos melhores fotógrafos do mundo. Os estilos são diversos, mas todos partilham o compromisso com o ambiente. Até Jane Goodall, a maior especialista mundial em chimpanzés, contribuiu com um autorretrato e duas fotos de primatas (nunca antes vistas e assinadas pela própria) para esta causa.

Edições limitadas

Esta primeira venda (a Vital Impacts planeia dar continuidade à iniciativa e desenvolvê-la a cada ano com novas imagens e novos fotógrafos) apoia quatro organizações de várias zonas do globo, que trabalham para defender a natureza e o planeta: Big Life Foundation, Great Plains Foundation’s Project Ranger, Jane Goodall Institute’s Roots & Shoots e SeaLegacy. 60% do valor das vendas reverte para os projetos, e 40% para os artistas, para que prossigam com o seu trabalho de sensibilização para o tema da conservação.

Estão disponíveis edições limitadas, assinadas pelo fotógrafo ou com certificado de autenticidade, a preços entre os 600 e os 30 mil dólares (como esta imagem de Nick Brandt); mas também há edições mais acessíveis, que custam entre 125 e 5000 dólares (como o autorretrato de Jane Goodall).

Se está a pensar que gostaria de contribuir, mas estes valores não estão ao seu alcance, às terças-feiras o site oferece uma seleção de imagens em saldo, por 100 dólares cada (das quais apenas serão impressos 100 exemplares).

A Vital Impacts envia para todo o mundo as impressões em papel texturado de 310 gramas. É, simultaneamente, um investimento em arte e um investimento no futuro do planeta.