Embalar com segurança e higiene

15 de Junho 2022

Na segurança alimentar, as boas práticas de higiene e conservação ditam regras. E as novas embalagens podem fazer toda a diferença.

A segurança dos alimentos é uma prioridade de saúde pública e um importante tema de discussão e reflexão, gerando novas preocupações e normas legais mais apertadas, e obrigando a indústria – e o mercado do packaging em particular – a criar novas soluções de acondicionamento. Mais seguras, limpas e inócuas.

Qualquer embalagem, para além de constituir um importante meio de comunicação da marca, deve hoje oferecer garantias de qualidade, segurança e higiene, para lá de um compromisso claro com a sustentabilidade – uma forma da empresa demonstrar a sua responsabilidade com o meio ambiente e, assim, de fazer repercutir os seus valores na sociedade.

Empenhada na procura de alternativas, a The Navigator Company realizou recentemente um programa de investigação, desenvolvimento e inovação, liderado por uma equipa multidisciplinar e apoiado pelo RAIZ – Instituto de Investigação da Floresta e Papel, para criar uma nova solução de papel para embalagens.

O resultado foi o lançamento da marca gKraft, que abre um caminho importante para a substituição dos plásticos num dos segmentos de mercado mais dependentes deste material de origem fóssil. E que responde à cada vez maior preocupação com os perigos de contaminação dos alimentos pelas embalagens que os transportam.

Fabricado apenas com recurso a fibra virgem de Eucalytptus globulus, o gKraft é uma gama de papéis mais segura e higiénica para contacto com a pele e com os alimentos, nomeadamente por comparação com papéis reciclados, que contêm químicos nocivos. A Navigator assegurou a aprovação dos papéis gKraft para contacto alimentar junto do ISEGA, instituto alemão de certificação de produtos de embalagem, e do InnovHub, em Milão.

O melhor papel para as melhores pizzas

O negócio de papéis para aplicações de embalagem da The Navigator Company conta com uma presença muito relevante em segmentos de alto valor acrescentado. Por exemplo, o gKraft Box, a marca que agrega os produtos da Companhia destinados à indústria do cartão canelado, é utilizado por vários produtores de referência de “caixas de pizza” no mercado italiano.

Este subsegmento procura produtos de alta qualidade, exigindo, para além dos habituais aspetos funcionais, kraftliners de baixas gramagens, excelente qualidade de impressão e características de toque, e critérios rigorosos de segurança de produto. Nomeadamente a garantia de contacto alimentar (que a Navigator tem atestada pelo Laboratório Alemão, ISEGA), e o cumprimento da Lei Italiana (Decreto Ministeriale 73) em termos de especificações de produto (que a Navigator tem demonstrada pelo laboratório italiano InnovHub).

Os fatores de diferenciação do gKraft têm por base a pasta de Eucalyptus globulus produzida pela Navigator e a decisão de entrar no competitivo mercado do packaging com produtos à base de 100% de fibra virgem, permitindo os mais altos padrões de sustentabilidade, e desenvolvidos para os clientes e aplicações mais exigentes – em termos de qualidade de impressão, experiência ao toque e segurança de produto.

No país das pizzas, as caixas que as transportam são feitas com papel exclusivamente com recurso a fibra virgem.