Entrar em 2024 de mãos dadas com o planeta

26 de Dezembro 2023

Nos preparativos para a celebração da passagem de ano, a consciência ambiental não deve ficar de fora. Pequenas escolhas e decisões informadas podem ter um impacto significativo a favor do planeta.

Reutilizar e reciclar são excelentes princípios, aplicáveis a múltiplos aspetos do planeamento da festa, que devem estar sempre presentes. O que não implica prescindir da diversão e da elegância que fazem parte do espírito da época. Se o réveillon vai ser em sua casa, aqui ficam algumas dicas para que esta seja uma passagem de ano memorável, mas também ambientalmente sustentável.

 

🎉Decoração consciente

Opte por decorações reutilizáveis ou feitas de materiais reciclados. Lanternas de papel, coroas naturais ou também de papel e/ou tecido são ótimas opções. Escolha elementos que possam ser guardados e reaproveitados para futuras celebrações.

 

🍽️Utensílios reutilizáveis

Prefira pratos, copos e talheres reutilizáveis. Caso o descartável seja mesmo a única opção, escolha alternativas biodegradáveis, como o papel.

 

🥘Menu Sustentável

Planeie o jantar de réveillon com ingredientes locais e orgânicos, evitando produtos embalados em plástico. Considere opções vegetarianas e veganas para reduzir a pegada de carbono. O desperdício pós-festa pode ser reduzido ou eliminado, congelando as sobras ou distribuindo-as pelos convidados.

 

🚰 Bebidas Responsáveis

Evite garrafas de plástico. Prefira as opções de vidro ou considere um filtro de água para reduzir o plástico de uso único.

 

♻️Reciclar sempre

Facilite o acesso aos caixotes para reciclagem e compostagem. Incentive os seus convidados a separarem os resíduos corretamente.

 

💡Iluminação eficiente

Utilize iluminação de baixo consumo, como luzes LED. Também pode optar por velas ecológicas em recipientes reutilizáveis, para criar uma atmosfera aconchegante e, ao mesmo tempo, sustentável.

 

👔Guarda-roupa sustentável

Tenha em atenção que o setor do vestuário é um dos mais poluentes, sendo responsável, de acordo com a ONU, por 2% a 8% de todas as emissões globais de carbono. Evite o consumo excessivo e reutilize um dos seus outfits de outras festas.

 

🥁Barulho ecológico

O fogo de artifício tem impacto ambiental negativo, pois os produtos químicos usados ​​para criar cor são frequentemente tóxicos e afetam a qualidade do ar. Além disso, ao serem levados pela chuva, contaminam os solos. Que tal regressar às tradições de antigamente e pegar em tachos, panelas e colheres de pau para afastar as más energias do ano que se finda?

 

🍃Celebrar ao ar livre

Se preferir uma passagem de ano nas ruas da sua localidade, também há escolhas mais amigas do planeta e aspetos a ter em conta:

  • Usar os transportes públicos ou, sempre que for possível, optar por deslocações de bicicleta ou a pé;
  • No caso de ser necessário transportar alimentos, fazê-lo em recipientes reutilizáveis;
  • Levar uma garrafa de água reutilizável;
  • No final da noite, colocar o lixo reciclável no ecoponto. E o que não for possível reciclar, nos contentores de lixo geral.

 

A véspera de Ano Novo, com a perspetiva de 365 dias a estrear, é uma ótima altura para nos tornarmos mais conscientes do ponto de vista ambiental e promovermos algumas mudanças simples. Ao brindar com uma taça de champanhe, nesta passagem de ano, aproveite para fazer um balanço das boas práticas que já implementou até 2023 e comprometa-se a adotar mais algumas, de forma que 2024 seja ainda mais sustentável.

O fogo de artifício tem impacto ambiental negativo, pois contêm produtos químicos que afetam a qualidade do ar e contaminam os solos. Porque não abandonar esta tradição e optar por outras formas de celebrar, mais amigas do planeta?