Já pode votar na Árvore Europeia do Ano de 2023

6 de Fevereiro 2023

Portugal está representado pelo eucalipto de Contige, a maior árvore classificada do país.

Estão em competição 16 árvores, vencedoras dos concursos nacionais nos seus países de origem. Incluindo o nosso eucalipto de Contige, no concelho de Sátão, que se sagrou Árvore Portuguesa do Ano em janeiro.

As votações decorrem até dia 28 de fevereiro, no site da iniciativa, e a cerimónia de entrega do prémio acontece simbolicamente a 21 de março, no Parlamento Europeu.

Este ano, pela primeira vez, Portugal elegeu um eucalipto como representante nacional. Trata-se de um Eucalyptus globulus monumental, que pode ser admirado na localidade de Contige, no concelho de Sátão, distrito de Viseu. Foi plantado em 1878 e é considerado a maior árvore classificada de Portugal – tem 43 metros de altura, 34 metros de copa e um impressionante tronco com mais de 11 metros de perímetro. A sua história e dimensão valeram-lhe a classificação, em 1964, de Árvore de Interesse Público.

O Eucalipto de Contige encontra-se na beira da Estrada Nacional 229, cujo percurso contorna este exemplar, de forma a preservá-lo.

A celebrar as árvores da Europa desde 2011

A Árvore Europeia do Ano é um concurso que destaca o valor das árvores no património natural e cultural da Europa e a importância dos serviços de ecossistema que elas prestam. “Não procura a árvore mais bonita, mas uma árvore com história, enraizada na vida e no trabalho das pessoas e da comunidade que a rodeia”, refere a organização.

Este concurso começou em 2011, organizado pela Environmental Partnership Association (EPA). Portugal aderiu à iniciativa em 2018, através da UNAC – União da Floresta Mediterrânica, tendo-se sagrado vencedor logo no ano de estreia, com o Sobreiro Assobiador, da aldeia de Águas de Moura (Palmela), a subir ao primeiro lugar do pódio. Em 2019, a Azinheira Secular de Mértola ficou em terceiro lugar. Em 2020, o Castanheiro de Vales classificou-se na sexta posição. Em 2021, Portugal concorreu com o plátano do Rossio, que chegou ao quarto lugar. E em 2022 a Sobreira Grande, de Vale do Pereiro, Arraiolos, voltou a subir ao pódio, na terceira posição. Será que 2023 é o ano do Eucalipto de Contige? Vote aqui.

Como votar

A votação é feita online, no site da iniciativa. Estão 16 árvores a concurso, e a plataforma obriga a escolher duas. Feita a seleção, é necessário introduzir um endereço de e-mail, no qual se recebe, de seguida, um link de confirmação – só clicando nesse link é que o voto se torna efetivo.