O papel das empresas é imprescindível no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, com a descarbonização das suas atividades à cabeça. Uma meta que a The Navigator Company, mentora do projeto My Planet, tem bem definida.
A The Navigator Company tem vindo a avançar com as ações previstas no seu Roteiro para a Neutralidade Carbónica. Para garantir que o compromisso assumido, de antecipar em 15 anos as metas nacionais e europeias, tendo todos os seus complexos industriais neutros em carbono até 2035, a empresa conta com a parceria da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, para fazer a revisão e atualização dos planos e a definição de objetivos de médio e longo prazo.
A entrada em funcionamento da nova caldeira de biomassa da fábrica da Figueira da Foz foi mais um passo de gigante nesta direção. Além de garantir elevada eficiência energética e uma redução de 30% nas emissões de dióxido de carbono fóssil do grupo já em 2021, esta caldeira tornou a fábrica de Figueira na primeira da Navigator com energia elétrica totalmente produzida a partir de fontes renováveis.
O cálculo das emissões de gases com efeito de estufa está assegurado desde o ano passado, com a adoção da metodologia do GHG Protocol, no âmbito de uma colaboração com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. O objetivo é introduzir maior abrangência no cálculo do inventário de emissões destes gases catalisadores das alterações climáticas e, ao mesmo tempo, promover um alinhamento com referenciais internacionais para a definição científica de metas.
Também foi introduzida no ano passado uma nova metodologia de cálculo do stock de CO2 nas florestas sob gestão da Navigator. Foi feita uma atualização das equações utilizadas na quantificação do carbono em áreas de eucalipto, bem como a inclusão de outras espécies florestais (azinheira, carvalhos e outras folhosas) e das áreas agrícolas e matos no cálculo do stock de CO2, e a contabilização da biomassa morta e do subcoberto. Foi assim apurado um valor de CO2 sequestrado superior ao reportado em anos anteriores: de cerca de 6,1 Mt no final de 2020.