Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Década de Ação que as Nações Unidas definiram como deadline para o seu cumprimento fornecem as linhas de orientação para que o mundo trabalhe em conjunto para criar um futuro melhor até 2030. O papel das empresas é fundamental, e muitas criaram a sua própria Agenda de Sustentabilidade. Sabe de que se trata?
Na base de uma Agenda de Sustentabilidade está o compromisso de incorporar fatores ambientais, sociais, económicos e éticos nas decisões estratégicas tomadas por uma empresa. Inclui uma avaliação de como esses fatores afetam os negócios e os diversos stakeholders com que a empresa se relaciona, e quais os riscos e oportunidades que apresentam. Feito isto, há que adotar as medidas adequadas para mitigar os riscos encontrados e aproveitar as oportunidades.
A sustentabilidade abrange uma ampla gama de questões com potencial para afetar os negócios, que podem ir desde a poluição e alterações climáticas até à educação, pobreza, saúde e direitos humanos. Envolve também diversos stakeholders, como colaboradores e comunidades, fornecedores e clientes, ONGs e governos. E pode incluir operações em várias partes do mundo, com jurisdições, regulamentos e práticas muito diferentes. Assim, embora as questões relacionadas com a sustentabilidade sejam globais, elas apresentam um conjunto único de desafios e proporcionam um conjunto distinto de oportunidades para cada setor, e, numa análise mais fina, para cada empresa. Daí que não existam duas agendas de sustentabilidade iguais.
Cada caso é um caso, e cada empresa tem a seu cargo a definição interna dos princípios fundamentais do bom empreendedorismo, que passa por identificar as necessidades e as questões fundamentais para uma sociedade em constante mudança, e responder com modelos de negócio de sucesso. Porque o primeiro passo para a sustentabilidade é, exatamente, tomar medidas que permitam manter o próprio negócio.
A Agenda de Gestão Responsável da The Navigator Company
A mentora do projeto My Planet definiu uma Agenda de Gestão Responsável para a década 2020-2030, alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e com as macrotendências globais de sustentabilidade, como a emergência climática e a perda de biodiversidade, as transformações demográficas e sociais, e as inovações tecnológicas.
Esta Agenda 2030 da Navigator assenta num conceito-chave: “Criar valor com responsabilidade”. E como se propõe a empresa a fazê-lo? Identificando e minimizando os principais impactos da sua atividade florestal e industrial, reforçando, assim, o contributo positivo que oferece na proteção dos recursos naturais. Estabelecendo relações próximas com as pessoas, nomeadamente com colaboradores, parceiros de negócio, clientes e comunidades, ouvindo-os e procurando responder às suas necessidades e expectativas. Desenvolvendo o negócio no sentido de gerar valor para os stakeholders. Aliando a tecnologia ao conhecimento especializado, de forma a criar produtos cada vez mais sustentáveis. E dando resposta aos desafios atuais e urgentes com que o planeta se depara, através da valorização da floresta e da adoção de um modelo de economia de baixo carbono.
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