A artista Ava Roth encontrou uma forma diferente de chamar a atenção para a importância das abelhas: criar obras em colaboração com estes pequenos insetos.
Sedeada em Toronto, Ava Roth busca a sua inspiração em materiais orgânicos locais – cascas de árvore, folhas, galhos, crinas de cavalo ou espinhos de ouriço-cacheiro, que combina com estruturas de favo de mel para criar colagens únicas.
O seu interesse profissional pelas abelhas começou quando descobriu a técnica de pintura encáustica, que usa cera e pigmentos. À medida que começou a confiar na cera de abelha como meio artístico, o seu trabalho passou também a servir para alertar consciências para o perigo que estes polinizadores correm.
Nos últimos anos tem trabalhado quase exclusivamente com esta técnica, em colaboração com as abelhas locais. O processo começa no seu atelier, com a realização de colagens encáusticas suspensas em aros de bordar. Os aros são depois fixados em molduras de favos feitos por medida e colocados dentro de colmeias, onde milhares de abelhas incorporam o seu trabalho nos favos.
Este projeto, como, aliás, todo o trabalho da artista, explora os limites de onde os humanos colidem com o ambiente natural e imagina um resultado final mais bonito para o encontro.
A série, intitulada “Honeybee Collaboration”, celebra o trabalho extraordinário das abelhas, completando a obra de arte que os seus favos de mel já são por natureza, com criações artesanais que evocam uma complexidade e uma delicadeza semelhantes.
O resultado são obras simples e marcantes, que misturam o trabalho humano com o das abelhas, nas quais a artista brinca com a orientação dos componentes da colagem e com as cores e os arranjos das linhas, para criar composições que colocam em contraste a ordem dos elementos feitos pelo homem versus a imprevisibilidade orgânica no favo feito pelo abelhas.
Pode ver mais obras da autora aqui: https://www.avaroth.ca/with-thread
Créditos Fotográficos
© Ava Roth