A campanha Act Now assenta no pressuposto de que todas as ações individuais são importantes no caminho coletivo para a sustentabilidade do planeta. Pequenos passos podem fazer grandes diferenças.
ActNow (Age Agora) é uma campanha da Organização das Nações Unidas (ONU) que procura inspirar as pessoas de todo o mundo no sentido de contribuírem para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A campanha está ativa desde que foi apresentada, em dezembro de 2018, na Conferência da ONU sobre Alterações Climáticas (COP 24), mas ganhou novo fôlego recentemente, a propósito da Cimeira do Futuro, que irá juntar os líderes mundiais nos dias 22 e 23 de setembro, em Nova Iorque. As Nações Unidas lançaram o desafio “1 Million Actions for Our Common Future” (1 milhão de ações pelo nosso futuro comum), apelando a que as pessoas registassem as suas ações em prol de um futuro mais sustentável, através da plataforma da iniciativa. A adesão foi tão grande e rápida que o objetivo se cumpriu em julho passado, muito antes da data da cimeira. O apelo para continuarmos a agir continua, contudo, de pé, sobretudo tendo em conta que os progressos no cumprimento dos ODS estão longe ser suficientes para garantir a sua observância.
Com um foco alargado a todos os ODS, o site da campanha tem atualmente quatro grandes “portas de entrada”, que nos guiam em ações individuais orientadas para:
👉 Um planeta saudável;
👉 Uma economia melhor;
👉 Uma sociedade justa;
👉 E um mundo pacífico.
Por um planeta saudável
💡O tópico “energia” é o primeiro da lista da ONU. E mesmo que a ordem seja arbitrária, é sem dúvida um tema fulcral quando falamos de sustentabilidade. Reduzir o nosso consumo energético é possível usando lâmpadas LED, optando por aparelhos elétricos mais eficientes, ou dispensando a máquina de secar, sempre que possível. Melhorar a eficiência energética da nossa casa, segundo a ONU, através de um sistema de isolamento mais eficaz, por exemplo, ou substituindo o aquecedor a óleo ou gás por uma bomba de calor elétrica, pode reduzir nossa pegada de carbono até 900 quilos de CO2e por ano.
Mudar para fontes de energia renováveis, como eólica ou solar (ou instalar painéis solares no telhado) pode requerer maiores mudanças e investimento. Mas essa alteração é capaz de reduzir a nossa pegada de carbono até 1,5 toneladas de CO2e por ano.
🚲 A mobilidade é outro ponto incontornável no qual todos podemos fazer a diferença. Adotar novos hábitos nem sempre é fácil, mas estamos sempre a tempo. Neste caso, ajuda pensar que mais saúde para o planeta representa também mais saúde para as pessoas. Faça um plano e experimente deixar o carro parado, pelo menos alguns dias por semana: a pé, de bicicleta ou de transportes públicos, é possível chegar ao seu destino de uma forma mais sustentável. Viver sem carro pode reduzir sua pegada de carbono até duas toneladas de CO2e por ano. Usar menos o avião é outra das medidas individuais que podemos tomar, reduzindo consideravelmente a nossa pegada de carbono.
🥕 A alimentação não podia faltar nesta lista de “essenciais” à sustentabilidade. Também aqui não é preciso pensar em mudanças radicais. Comer mais vegetais, frutas, cereais integrais, legumes, nozes e sementes, e menos carne e laticínios, pode reduzir bastante o nosso impacto ambiental. E enquanto estamos a cuidar da saúde do planeta, estamos igualmente a melhorar a nossa.
Outro dos pontos em que podemos “fazer a diferença” é na redução do desperdício alimentar. Porque quando deitamos comida fora, estamos a desperdiçar os recursos e a energia que foram usados para cultivá-la, produzi-la, embalá-la e transportá-la. Sabia que ao diminuir o desperdício de alimentos pode reduzir sua pegada de carbono até 300 quilos de CO2e por ano?
👉 No website da campanha Act Now, descubra mais formas de contribuir para o cumprimento dos ODS. E, se fizer, download da APP AWorld, a plataforma oficial da iniciativa, poderá avaliar o seu impacto e registar cada uma das suas ações a favor da sustentabilidade do planeta.