Porque é tão importante a biodiversidade?

12 de Agosto 2022

A biodiversidade é um conceito amplo, que se refere à variedade de vida na Terra, em todas as suas formas e todas as suas interações. Não parece apenas complexo, é mesmo. Mas é, também, essencial ao planeta e à humanidade. Porquê?

PORQUE REGULA PROCESSOS AMBIENTAIS

 Criação e manutenção de habitats: Formação e produção continuada, pelos ecossistemas, de condições ecológicas necessárias ou favoráveis aos seres vivos.

Polinização e dispersão de sementes e outros propágulos: Facilitação, por animais, do movimento do pólen entre as flores e dispersão de sementes, larvas ou esporos de

Regulamentação da qualidade do ar:Regulação (por impedimento ou facilitação) de gases atmosféricos pelos ecossistemas; filtração, fixação, degradação ou armazenamento de poluentes.

Regulação do clima: Regulação do clima pelos ecossistemas (incluindo a regulação do aquecimento global), através de repercussões nas emissões de gases de efeito de estufa.

Regulação da acidificação dos oceanos: Regulação, por organismos fotossintéticos, das concentrações atmosféricas de CO2 e, portanto, do pH da água do mar.

Regulação da água doce: Regulação, por ecossistemas, da quantidade, localização e tempo do fluxo de águas superficiais e subterrâneas.

Regulação da qualidade da água doce e água costeira: Regulação da qualidade da água por ecossistemas, através da filtragem de partículas, patogénicos, excesso de nutrientes e outros químicos.

Formação, proteção e descontaminação de solos e sedimentos: Formação e manutenção a longo prazo dos solos, incluindo retenção de sedimentos e prevenção da erosão, manutenção da fertilidade e degradação ou armazenamento de poluentes.

Regulação de perigos e eventos extremos: Melhoria, pelos ecossistemas, dos impactos dos perigos; redução de perigos; mudança na frequência dos perigos.

Regulação de organismos prejudiciais e processos biológicos: Regulação, por ecossistemas ou organismos, de pragas, patogénicos, predadores, competidores, parasitas e organismos potencialmente prejudiciais.

PELOS CONTRIBUTOS MATERIAIS

Energia: Produção de combustíveis à base de biomassa, culturas destinadas à produção de biocombustíveis, resíduos animais, lenha e resíduos agrícolas.

Alimentos e ração para animais:Produção de alimentos a partir de organismos selvagens, geridos ou domesticados, em terra e no oceano; produção de ração.

Materiais e assistência: Produção de materiais derivados de organismos em ecossistemas cultivados ou selvagens, e uso direto de organismos vivos para decoração, companhia, transporte e trabalho.

Medicina, bioquímica e recursos genéticos:Produção de materiais derivados de organismos para fins medicinais; produção de genes e informação genética.

PELOS CONTRIBUTOS NÃO-MATERIAIS

Aprendizagem e inspiração: Oportunidades para desenvolver capacidades para prosperar através da educação, aquisição de conhecimento e inspiração para arte e design tecnológico (por exemplo, biomimética).

Experiências físicas e psicológicas: Oportunidades para atividades física e psicologicamente benéficas, cura, relaxamento, recreação, lazer e prazer estético com base no contacto próximo com a natureza.

Base de identidade: A base para experiências religiosas, espirituais e de coesão social; sentido de pertença, propósito, enraizamento ou conexão, associado a diferentes entidades do mundo vivo; narrativas e mitos, rituais e celebrações; satisfação derivada de saber que uma determinada paisagem, habitat ou espécie existe.