Há mais árvores na serra. O #MYPLANET ajudou a Comissão de Melhoramentos de Soito da Ruiva a plantar centenas de espécies autóctones na Serra do Açor.
No início de novembro, a Comissão de Melhoramentos de Soito da Ruiva – uma aldeia localizada na Serra do Açor, a 700 metros de altitude, entre a Serra da Estrela e a Serra da Lousã – promoveu uma ação de reflorestação de espécies autóctones, 400 delas fornecidas pela The Navigator Company, através do apoio do #MYPLANET.
O tempo não ajudou, mas os voluntários não arredaram pé.
Plantaram-se castanheiros, nogueiras, azinheiras, azevinhos e medronheiros, numa tentativa de recriar a serra de há muitos anos atrás. Para isso, os habitantes mais antigos identificaram onde estas espécies “habitavam” no passado, e foi nesses locais que os mais de 100 voluntários concretizaram esta ação de reflorestação de espécies autóctones.
O amor à floresta não tem idade, com os voluntários a provar isso mesmo.
Quando passar o inverno, que costuma ser bastante rigoroso nesta zona, há que voltar ao terreno, para ações de acompanhamento e manutenção, salvaguardando o correto crescimento destas novas árvores.
Esta zona foi muito afetada pelos incêndios de 2017, pelo que esta ação era necessária para devolver o verde à serra.
árvores plantadasárvores oferecidas pela
The Navigator Company