A preocupação com o ambiente, cada vez mais presente nas decisões de compra dos consumidores, está a levar as marcas a recorrer a matérias-primas naturais, renováveis e biodegradáveis. Grande parte delas são produtos florestais. Conheça alguns ténis que lhe permitem ter, literalmente, uma pegada ecológica.
Ténis de eucalipto e milho
A Allbirds criou os Tree Dashers, uns ténis feitos de fibras de eucalipto, com um pouco de lã ao redor do calcanhar, palminha de cana-de-açúcar e sola de borracha natural.
Créditos Fotografias
©Allbirds
A canadiana Native Shoes foi mais longe, concebendo um calçado totalmente biodegradável, com todos os componentes feitos de matéria vegetal. O mais complicado foi encontrar a sola do Plant Shoe, fornecida pela francesa Reltex, o fabricante que as cria a partir da seiva da árvore-da-borracha, com um processo exclusivo. A sola interior é feita de viscose de polpa de eucalipto e a palmilha combina feltro de kenaf (espécie de cânhamo), linho e milho. A parte superior incorpora também algodão orgânico e fibras de folhas de abacaxi.
Créditos Fotografias
©Native Shoes
O maior segredo do Plant Shoe está na ausência de colas da indústria petroquímica, não biodegradáveis. A solução foi costurar os ténis, em fábricas portuguesas, com juta trançada de origem local, embebida em azeite, para dar mais flexibilidade.
Exposto a bactérias e agentes naturais de compostagem presentes nas lixeiras, o Plant Shoe começa a decompor-se após mês e meio. A Native suporta ainda os custos de devolução de outros modelos que produz, para os reciclar como piso de parques infantis.