Um estudo recente revela que assistir a documentários sobre natureza torna as pessoas mais atentas e interessadas em plantas. O que pode ser uma vantagem, dado que a maioria de nós sofre daquilo a que os investigadores chamam “cegueira vegetal”.
Se lhe pedirmos para nomear animais ameaçados de extinção, é provável que consiga dizer alguns. E se forem plantas? Vamos, pense um pouco. Nada? Considerando que cerca de 40% das plantas do mundo estão em risco de desaparecer, e dada a importância que elas têm na saúde do planeta e da humanidade, seria de supor que o nosso cérebro lhes dedicasse mais atenção. Mas não.
As crianças reconhecem os animais como seres vivos muito antes de entenderem que as plantas também o são. E vários testes de memória mostram que as pessoas se lembram das imagens de animais bastante melhor que das de plantas. Esta “discriminação” é tão comum que Elisabeth Schussler e James Wandersee, dois botânicos americanos, criaram um termo para descrever o fenómeno em 1998: “cegueira vegetal” – que descrevem como “a incapacidade de ver ou perceber as plantas no nosso próprio ambiente”, o que leva à “incapacidade de reconhecer a importância das plantas na biosfera e nos assuntos humanos”.
O impacto desta cegueira é grande, uma vez que dependemos das plantas para a nossa vida e para a nossa saúde, mas deixamo-las em segundo plano nas ações diretas que tomamos para proteger o planeta.
Recentemente, um estudo da Oxford University Press parece ter encontrado uma maneira simples de aumentar a consciencialização coletiva sobre as plantas. Como? Assistindo a documentários sobre a natureza.
Estudos anteriores já haviam indicado a ligação entre ver documentários sobre a natureza e alterações na forma como o público encara as espécies animais. Agora, os investigadores focaram-se no popular programa da BBC The Green Planet, centrado em plantas e narrado por Sir David Attenborough, para perceber se teve um efeito semelhante, estimulando o envolvimento do público.
Para descobrir se o documentário levou os espectadores a interessar-se o suficiente para querer saber mais, os investigadores analisaram o comportamento online das pessoas na altura da transmissão: inventariaram as espécies que apareceram no programa e, de seguida, analisaram os dados no Google Trends e nas páginas da Wikipedia para essas mesmas espécies, comparando antes e depois dos episódios do documentário irem para o ar. E confirmaram um efeito substancial do The Green Planet na consciencialização e interesse dos espectadores nas espécies de plantas retratadas.
“Neste estudo, mostramos que os documentários sobre a natureza podem aumentar no público a consciencialização acerca das plantas”, referiu a autora principal, Joanna Kacprzyk. “Os nossos resultados também sugerem que os espectadores acharam certas espécies de plantas particularmente cativantes. Essas plantas podem agora ser usadas para promover esforços de conservação e neutralizar a perda alarmante da biodiversidade vegetal.”