Viver de uma forma mais equilibrada e que permita absorver tudo o que de bom acontece nada vida é meio caminho para ser mais feliz e para viver em harmonia com a natureza. Veja algumas mudanças simples que pode adotar no seu dia-a-dia.

Na natureza, todos os elementos trabalham para o bem comum, o bem da vida, manifestando-se de formas diferentes e impressionantes. Durante o período em que muitas atividades estiveram em pausa, a natureza manteve o seu curso e esplendor natural, com a serenidade que tão bem a caracteriza.

Agora que começamos a ver uma nova luz de esperança com o levantamento, aos poucos, do confinamento e que a “nova normalidade” se começa a instalar, é importante não desperdiçar tudo o que de bom este momento nos trouxe, em particular a valorização das relações familiares e de amizade e necessidade de estar livremente em contato com a natureza.

Esta oportunidade de viver melhor, praticar um estilo de vida mais saudável e mais consciente está ao seu alcance. Comece por uma série de mudanças simples e práticas que todos podemos adotar no quotidiano e que têm como base reaprender a valorizar o afeto, as relações interpessoais e a harmonia entre o ser humano e o meio que o rodeia.

No fundo é ser mais saudável e estar em harmonia com o meio ambiente.

Eis algumas mudanças positivas que pode adotar para se sentir mais feliz e ainda proteger o meio ambiente e o Planeta.

Viver e aproveitar o tempo
Com a intensidade das rotinas e as obrigações que têm de ser cumpridas, aproveitar a vida pode ser uma premissa que fica frequentemente para segundo plano. Tire partido do tempo e das novas experiências. Aprenda a retirar algo positivo de tudo o que acontece e esteja em harmonia consigo mesmo.

Uma coisa de cada vez
O multitasking é uma ferramenta altamente apreciada, devido à utilidade prática de realizar duas ou mais tarefas ao mesmo tempo, mas a simultaneidade não permite desfrutar dos momentos. Experimente criar uma lista de afazeres e vá cumprindo as metas ao longo do dia, uma de cada vez. Nas pausas olhe para a natureza e veja como está bonito o dia. Converse com as suas plantas e animais, cuide deles como gostaria que cuidassem de si.

A minha casa, a casa de todos
Equilíbrio é palavra de ordem quando falamos em atitudes mais tranquilas e saudáveis, mais em consonância com a mãe natureza. O Planeta é a casa de todos nós e está nas nossas mãos cuidarmos dele, todos os dias. Experimente abraçar uma árvore ou levar os miúdos ao parque e ensinar-lhes a importância dos passarinhos. Aproveite o tempo para ouvir todos os sons à sua volta e toda a vida que floresce enquanto vivemos em comunhão com animais e plantas.

Partilha como lema de vida
Se há coisa que os constrangimentos nos ensinam é que juntos somos mais fortes. Aproveite para dedicar mais tempo à família e prestar mais atenção aos pequenos detalhes. Viva o presente e celebre a vida a cada dia. Já disse bom dia ao seu vizinho hoje? Por vezes, se pararmos um pouco para absorver o ambiente à nossa volta, apercebemo-nos de que com pouco podemos fazer alguém muito feliz.

Desligar a tomada
Desligar a televisão, as redes sociais e os mil gadgets que temos por casa e aproveitar o silêncio pode ser a maior dificuldade de quem procura um estilo de vida mais presente e focado. Para abrandar o passo é fundamental sincronizar o seu ritmo com o ritmo da natureza. Esqueça o modo piloto automático e a necessidade compulsiva de consumo. Foque-se numa vida repleta de realização e significados.

Aprenda a viver devagar, de forma equilibrada e mantendo o balanço perfeito entre a casa, o trabalho, a saúde e o estilo de vida. Saber deixar o tempo passar é uma virtude e um caminho bem-sucedido em direção a rotinas mais felizes, em linha com a mãe natureza.

O Planeta agradece.